sexta-feira, 22 de maio de 2009

PARTIDO DOS TRABALHADORES: UM PARADOXO?


PT X PT

O tempo é capaz de realizar acontecimentos que se tornam em verdadeiros paradoxos. Basta fazermos uma relação entre o passado e o presente para fazermos uma análise positiva do futuro. São dois extremos que desfazem quaisquer filosofias políticas, sociais, religiosas ou culturais.
Baseados nesses princípios é que colocamos o Partido dos Trabalhadores de hoje contra o Partido dos Trabalhadores de ontem. É aí que nasce um paradoxo, que muitos não entenderiam, caso parássemos por aqui. Mas vamos em frente, explicando como isso é possível.
1 – Precisamos lembrar que o Partido dos Trabalhadores, orientado pelo seu líder maior, Luiz Inácio Lula da Silva, acusava os seus adversários, entre eles o MDB, hoje PMDB, com os piores adjetivos possíveis (canalhas, bandidos, corruptos, etc.). Hoje, o mesmo Partido dos Trabalhadores, sob a mesma orientação, caminha lado a lado com os seus antigos algozes.
2 – Ontem, o Partido dos Trabalhadores, outra vez orientado pelo seu líder maior, Luiz Inácio Lula da Silva, lutou “com unhas e dentes” contra a aprovação do Plano Real. Hoje, sob o mesmo comando, o mesmo Partido dos Trabalhadores, mantém o Plano Real como base para o sucesso do “seu” crescimento econômico.
3 – No passado, o Partido dos Trabalhadores, também orientado pelo seu líder maior, Luiz Inácio Lula da Silva, bateu os pés contra a promulgação da Carta Magna da República Brasileira (Constituição de 1988). Hoje, novamente comandado pelo seu líder Luiz Inácio Lula da Silva, o mesmo Partido dos Trabalhadores tem a impetulância de fazer festa em comemoração ao aniversário da mesma Constituição por ele rejeitada com tanta prepotência e arrogância.
4 – No passado, o Partido dos Trabalhadores era o maior patrocinador das Comissões Parlamentares de Inquéritos, sempre orientado pelo seu líder maior, Luiz Inácio Lula da Silva. Na atualidade, o mesmo Partido dos Trabalhadores, ainda orientado pelo mesmo líder Luiz Inácio Lula da Silva, transforma-se no maior bloqueador das CPIs.
5 – O Partido dos Trabalhadores, orientado pelo seu líder maior, Luiz Inácio Lula da Silva, sempre foi um crítico ferrenho da Ditadura Militar. Era tão arrogante e prepotente a sua posição contrária àquela forma de Governo, que chegava a irritar ao mais calmo cidadão. Mas, apesar de tudo isso, sempre foi um autêntico aliado do regime cubano, tendo o ditador Fidel Castro e seu braço direito Che Guevara, como seus grandes ídolos.
6 – O Partido dos Trabalhadores tomava uma posição intransigente contra a corrupção, chegando a pregar uma mudança radical, caso chegasse ao Governo. Para o líder maior do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, todos os outros partidos eram corruptos. Muitas vezes os seus adversários eram massacrados por expressões pejorativas. Hoje, o mesmo PT, sob a orientação da mesma liderança, patrocinou a maior corrupção da história do país, incluindo-se o famigerado MENSALÃO.
A luta ferrenha do PT para blindar a atual Direção da Petrobrás e, consequentemente, bloquear uma CPI para moralizar a empresa, mostra o quanto mudou o Partido dos Trabalhadores que, no passado, defendia investigações por mais insignificantes que parecessem ser os fatos. Isso nos deixa perplexos, a partir do momento em que o Brasil inteiro, pelo menos os mais bem informados, sabem dos demandos da atual Direção da Petrobrás.
Estamos diante de um problema seríssimo envolvendo a nossa Petrobrás:
a) Denúncias, pelo Tribunal de Contas da União, de fraudes em torno de 230 milhões de reais;
b) Instauração de três inquéritos, pela Polícia Federal;
c) Denúncias de superfaturamentos em algumas obras patrocinadas pela empresa;
d) Denúncias de sonegação de impostos, em torno de 4 bilhões de reais;
e) Denúncias de um déficit que gira em torno de 8 bilhões de dólares;
f) Denúncias de um prejuízo em torno de 170 milhões de reais.
Este quadro é bastante preocupante e somente a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para colocar tudo isso em “pratos limpos” e mostrar ao Brasil, acionista maior da Petrobrás, as verdades dos fatos. Não acredito e até me revolto, quando alguém mal informado chega a afirmar que a CPI se trata de uma investida política, quando, na realidade, trata-se de uma ação moralizadora.
Essas denúncias, oriundas de organismos apolíticos, faz-nos acreditar que a situação é extraordinariamente perigosa e descarta quaisquer possibilidades de uma questão política. Afirmar o contrário seria simplesmente assinar um atestado de despreparo moral. O momento não é de discussão, mas de aglutinarmos forças para, juntos, colocar a Petrobrás no seu lugar de origem, afastando de sua direção pessoas inescrupulosas. E o PT, como um partido que sempre combateu a corrupção; um partido tão imaculado em termos de moralidade, não poderia, em hipótese alguma, afastar-se dessa realidade tão cristalina.
Os discursos de alguns políticos petistas, que tenho ouvido e acompanhado pela TV Senado, preocupam-me sobremaneira, visto que são destoantes, se considerarmos a filosofia política do partido mostrada em suas propagandas veiculadas pelo rádio e pela televisão brasileira, quando seus interlocutores citam com tanta firmeza expressões tão sérias como MORALIDADE ADMINISTRATIVA (aí não entra o mensalão, é claro!).
Diante de tudo que foi exposto, ser contra a instalação da CPI da Petrobrás é, sem sombra de dúvidas, torcer para que a empresa vá à falência, o que causaria um prejuiuzo incalculável para os seus 700 mil acionistas. E qualquer manifestação a favor deste impedimento deve ser considerado um GOLPE irresponsável de quem a promove.
• Assim, explica-se como alguém consegue degladiar contra si mesmo, bastando para isso, ter duas personalidades: uma para o momento de acusar os inimigos e outra para o momento de defender a sua moralidade em decadência contra os avanços das forças opositoras. Torna-se, pois, possível o que para muito seria um paradoxo.
• Sem medir as palavras, o líder maior do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, fugiu de sua condição de Presidente do maior país da América do Sul e uma das grandes referências mundiais, para agredir sem nenhum constrangimento e com muita convicção os integrantes da Câmara dos Deputados, ao afirmar que ali, na Câmara, havia trezentos (300) PICARETAS.
• Chega-se à conclusão de que, ou o Presidente havia excedido no “wisk” nordestino, ou, por incompetência de sua assessoria, não sabia que, segundo o Grande Dicionário Larousse Cultural de Língua Portuguesa, PICARETA é aquele que usa de expedientes ou embustes para levar vantagens ou se beneficiar em detrimento de outrem. É o mesmo que dizer que os Deputados Federais são verdadeiros aproveitadores. Isso desmoraliza a nossa Câmara dos Deputados e coloca em xeque-mate uma parte do Congresso Nacional. O comportamento do Presidente de uma Nação deve ser moderado e suas atitudes respeitosas ao ponto de serem, também, respeitadas.
• O PT de hoje não é mais o PT de ontem. Tudo está caminhando de forma contraditória ao que o partido da estrela de Che Guevara pregava com tanta veemência, objetivando denegrir de todas as formas a imagem de todos que não comungassem com a sua “cartilha”.

(Adalberto Claudino Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário