sábado, 20 de junho de 2009

O COELHO E OS PORCOS - Fábula

O COELHO E OS PORCOS

Era uma vez um coelhinho muito querido. Seus pelos eram alvos como a neve. Por isso, as pessoas gostavam de vê-lo passeando pelas redondezas. Alguém tentou homenageá-lo com um nome que se identificasse bem com o seu jeito agradável e simpático. Foi-lhe dado o nome de Pitty.

Na mesma região havia uma pocilga, constantemente freqüentada por três porcos malvados, sujos e fedorentos. Por onde eles passavam as pessoas viravam os rostos, em sinal de repúdio àqueles elementos que só causavam fedentina.

Todas as vezes que o coelhinho Pitty passava ao lado da pocilga, residência oficial dos três porcos, era xingado de todas as formas, mas sempre resistia aos impropérios dos seus algozes. Em casa, relatava tudo à mamãe, que o aconselhava não dar atenção aos invejosos, fazendo como se nada estivesse acontecendo.

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, o coelhinho não resistiu aos insultos e resolveu reagir, mas diante de sua pequena estatura e a falta de experiência no “pugilismo”, acabou sendo lançado na lama pelos seus agressores.

Ao passar pelo local de sempre, sujo e com o mal cheiro dos porcos, foi acolhido por alguém, que o banhou em águas limpas, secou-lhe o corpo, perfumou-o e o entregou à sua mãe. Esta, por sua vez, colocou-o no colo e disse: filho, aprenda a inteligente lição de que “quem se junta aos porcos, acaba comendo farelo com eles”. A partir de agora, deixe que eles espalhem suas iras, sabendo que elas não alcançarão os que são limpos por dentro e por fora.

A partir daquele momento, o coelhinho Pitty deixou de dar atenção aos porcos, que continuaram sujos e fedorentos, enquanto ele permanecia limpo, perfumado e amado pelas pessoas que, em sinal de repúdio, acabaram expulsando os porcos da localidade, por serem nocivos aos que ali habitavam.

A vida ali tomou um rumo diferente. O local ficou perfumado e ninguém mais fora incomodado pelos porcos imundos. A pocilga foi destruída e em seu lugar foi construído um parque, onde os coelhos e as pessoas se misturavam, numa interação social nunca vista naquela localidade.

(Adalberto Claudino Pereira)
(Estória extraída do livro “Contos e Fábulas”, do mesmo autor)

CURIOSIDADES - FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO DE ALGUNS FATOS QUE MUITOS AINDA DESCONHECEM.

No dia 10 de abril de 1912, uma quarta-feira, o navio TITANIC embarca para sua primeira e última viagem, levando a bordo 2.230 pessoas. No dia 14 de abril a velocidade do navio é alterada, por ordem superior. Às 23:00 horas do mesmo dia, o navio Califórnia avista o Titanic e tenta enviar mensagem sobre o mau tempo mas é impedido por membros da tripulação (rádio-amadores). Às 23:20 horas, a velocidade do Titanic está a 22 nós e meio.. Às 23:39 horas é avistado um ice-berg. Acontece o choque e o início da tragédia. À meia-noite, o navio Califórnia tenta falar com o Titanic mas há falta de energia. Das 2.230 pessoas que estavam a bordo do Titanic, apenas 705 conseguiram se salvar

PUSKAS: Na manhã do dia 17 de novembro de 2006, morre, aos 79 anos de idade, o ex-jogador Puskas, que defendeu o Honved, da Hungria e foi titular da seleção húngara na Copa do Mundo de 1954. Puskas deixou o seu país de origem, depois de rebelar-se contra o governo comunista da Hungria, indo morar na Espanha, onde defendeu o Real Madri, ao lado de Di Steffani.

NOEL ROSA: Noel Rosa morreu aos 26 anos, vítima de tuberculose. Sua última composição foi a música “Eu sei sofrer”, gravada por Aracy de Almeida, sua cantora preferida. A música “Último desejo” foi composta por ele, para uma bailarina a quem amava, mas que não era sua esposa. Vale salientar que a última música (Eu sei sofrer), foi composta antes de sua morte.

COCA-COLA: A primeira garrafa de Coca-Cola foi vendida no dia 8 de maio de 1886, em Atlanta, Estados Unidos da América. Ela foi criada pelo farmacêutico John S. Pemberton. Inicialmente, a Coca-Cola era vendida como xarope. Por motivo de dificuldades financeiras, John Pemberton vendeu a fórmula do “xarope” ao empresário Asa G. Candle, em 1891 que, por sua vez, criou a The Coca-Cola Company. Em garrafa, ela foi vendida pela primeira vez em 12 de março de 1894. No Brasil, a Coca-Cola chegou em 1941, em Recife. Hoje, são vendidas, em todo o mundo, 40 mil garrafas e latinhas de Coca-Cola por segundo. Você sabia?

ALBERTO SANTOS-DUMONT: Conhecido como o “pai da aviação”, Alberto Santos-Dumont foi o primeiro homem a efetuar um vôo completo. Nascido em Minas Gerais, no sítio de Cabangu, em 20 de julho de 1873, ele foi o criador (inventor) do 14 Bis, um avião com doze metros de envergadura e dez metros de comprimento. Ele tinha uma fuselagem que abrigava uma cesta de vime onde ficava o piloto em pé. A superfície total das asas do 14 Bis era de 80 metros quadrados, enquanto o seu trem de aterrissagem era composto de simples rodas de bicicletas. As asas e o motor eram localizados na parte traseira do avião. No total, o conjunto pesava, incluindo o motor e o próprio Santos- Dumont. Pouco menos de 300 quilos. No dia 23 de outubro de 1906, Santos-Dumont realizou o seu sonho: a bordo do 14 Bis, ele percorreu 60 metros, em 7 segundos e a uma altura entre 2 e 3 metros. No dia 12 de novembro de 1906, às 16h45, o 14 Bis levantou vôo em Bagatelle. Foi um vôo de 220 metros, a uma altura de 6 metros, num tempo de 21 segundos, a uma velocidade média de 37,4 Km/h. Alberto Santos-Dumont morreu (suicidou-se) no dia 23 de julho de 1923, num quarto de hotel em Guarujá, São Paulo. Ele sofria de esclerose múltipla, doença que o perseguiu até o fim de sua vida. Há quem diga que seu suicídio foi motivado pelo desgosto de ter visto o avião, seu invento, sendo usado para destruição.

VOCÊ SABIA QUE:

- DIATRIBE é uma crítica contra pessoas ou instituições; um comentário injurioso
publicado em jornais ou similares?
- TALASSOFOBIA é o medo doentio do mar?
- TALASSOGRAFIA é o estudo dos mares?
- JAFÉTICO é descendente de Jafé, terceiro filho de Noé?
- JAVARDO é um homem embrutecido, grosseiro, sujo?
- MOGILALIA é a dificuldade de articulação das palavras; gagueira?
- PEDOFILIA é a atração sexual de adulto por crianças de qualquer sexo?
- PEDOFOBIA é a aversão, repugnância, antipatia a crianças?
- HIDROFOBIA é o horror à água e a quaisquer líquidos?
- HIERÓGLIFO é uma escrita difícil de se interpretar?
- IDIOPATIA é a predileção por algum objeto?
- ICONOTECA é a coleção de imagens classificadas em um museu ou biblioteca?
- LIGNÍCOLA é o animal que vive na madeira?
- LIMÍCOLA é o animal que vive na lama?
- MARIOLATRIA é o culto exagerado à Virgem Maria?
- NESOGRAFIA é a parte da geografia física que descreve as ilhas?
- AGERASIA é a velhice saudável, robusta e ativa?
- ITIFÁLICO é uma estátua que apresenta um pênis em ereção?
- JABIRACA é uma roupa velha ou malfeita (megera, bruxa)?
- REVERBERANTE é algo brilhante, ofuscante, cintilante, resplandecente?
- SINOPSE é uma síntese; um resumo; um sumário; uma resenha de uma obra
literária, científica?
- SOTAINA é uma vestimenta longa que desce até os calcanhares, usada pelos
eclesiásticos; o mesmo que batina?
- TALVEGUE á o canal mais profundo do leito de um curso d`água?
- TERERECA é o que faz muito movimento sem nada produzir e que é o mesmo
que tagarela, falador, agitado, buliçoso, inconstante?
- MOEGA é uma vasilha de madeira em forma de pirâmide com o vértice para
baixo, com uma abertura por onde caem os grãos para serem reduzidos à farinha?
- MANAUARA é aquele que nasceu em Manaus?
- ACROFOBIA é o medo de altura, de mórbida intensidade?
- ANDROFOBIA é o horror ao sexo masculino?
- ERGOFOBIA é a aversão ao trabalho?
- GAMOFOBIA é o medo de casar? É ter aversão ao casamento?
- PENTERAFOBIA é o medo de sogra? Ter aversão à sogra?
- EROTOFOBIA é o medo ou aversão ao ato sexual?
- TAFOFOBIA é o medo de ser sepultado vivo?
- TANATOFOBIA é o medo doentio da morte?
- XENOFOBIA é a hostilidade sistemática às coisas e pessoas estrangeiras?
- XENOFILIA é a simpatia por pessoas ou coisas estrangeiras?
- BIBLIÔMANO é o que tem mania de comprar ou colecionar livros?
- DENDROCLASTA é aquele que maltrata as árvores, que as derruba?
- CROMOFOBIA é aquele que tem aversão às cores?
- CRÉDITO CONSIGNADO é quando se faz um desconto direto no salário?
- DESPOTISMO é uma forma de governo em que o poder é exercido por um
homem cujo arbítrio não tem limites além de sua própria vontade?
- IMPEACHMENT significa “acusação”, “censura”, “descrédito”, “ataque”?
- OLIGARQUIA significa governo de poucas pessoas?
- PELEGOS são indivíduos que se valem do prestígio adquirido em atividades
sindicais para tirar proveito próprio, geralmente sob forma política?
- PELEGUISMO é o conjunto das atividades desses indivíduos inescrupulosos?
- PLUTOCRACIA é o regime político em que o governo é exercido em benefício
apenas da classe rica, e em que impera, em sua plenitude, o poder do dinheiro?
- SANÇÃO é o ato pelo qual o Poder Executivo aprova um projeto de Lei votado
pelo Poder Legislativo, transformando-o em lei?
- ICTIOLOGIA é o estudo científico dos peixes?
- TESTE DE POLÍGRAFO é o mesmo que detector de mentiras?
- FULUSTRECO é uma pessoa sem importância; um joão-ninguém?
- ETOCRACIA é o sistema de governo que tem por base a moral?
- ISAÍTO é um nome próprio japonês que significa pessoa virtuosa?
- ISÓPODE é todo animal que tem patas iguais?
- MARABÁ é o nome que se dá ao filho de índio com branco (mameluco)?
- NEPOTISMO é um tipo de política adotada por certos papas para favorecer suas
famílias? Trata-se de uma proteção escandalosa e que é muito usada atualmente
por políticos inescrupulosos.
- SOFISMA é um argumento que, partindo de premissas verdadeiras, chega a uma
conclusão absurda?Exemplo: “Pelé é negro, jogou no Santos, na Seleção Brasileira
e é o rei do futebol. Logo, todo negro que jogar no Santos e na Seleção
Brasileira será rei do futebol.”
- TÍTERE é o indivíduo que se deixa levar facilmente pelos outros, que só age por
inspiração ou mando de alguém?
- ITAÚNA é uma designação comum que se dá a algumas rochas de cor preta?
- O CIGARRO contém 4.722 substâncias e proporciona 10 minutos a menos
na vida dos fumantes, por cigarro?
- JORNALISMO EXPLÍCITO é aquele em que o jornalista chega e faz a pergunta
sem um prévio agendamento?
- LOCUPLETAR é enriquecer, fartar, tornar rico, encher em demasia?
- NABABOS são homens ricos que fazem ostentação de sua opulência?
- ALGOFOBIA é o medo de sentir dor?
- ALODOXOFOBIA é o medo de confrontar opiniões?
- ANUPTAFOBIA é o medo de ficar solteiro?
- CALIGINOFOBIA é o medo de mulheres bonitas?
- ECLESIOFOBIA é o medo de ir à igreja?
- FALACROFOBIA é o medo de ficar careca?
- CALIGINOFOBIA é o medo de mulheres bonitas?
- PELADOFOBIA é o medo de homens calvos?
- PARASCEVEDECATRIOFOBIA é o medo da sexta-feira 13?
- HIPOPOTAMONSTROEQUIPEDALIOFOBIA é o medo de palavras grandes?
- HAMILOFOBIA é o medo de ouvir sermões?

PARA VOCÊ PENSAR...

“A vida é um sonho para os que dormem e uma realidade para os que sabem viver.”
(Adalberto Claudino Pareira)

sábado, 13 de junho de 2009

COMO DEVEMOS VER A CRISE ECONÔMICA?

O ESTRAGO DA CRISE

Quando foi anunciada uma crise econômica global, resultado de problemas na economia norte-americana, os países do Terceiro Mundo, aqueles que ainda integram a lista dos subdesenvolvidos, colocaram a « boca no trombone », demonstrando uma preocupação sem precedentes.

No Brasil, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu na frente e, na tentativa de evitar um pânico geral, reuniu seus principais ministros da área econômica, para passar-lhes uma « orientação » cautelar : « O Brasil está preparado para enfrentar a crise e ela vai chegar aqui, não como um tsunami, mas apenas como uma pequena marola ».

Os dias passaram e as previsões do Palácio do Planalto foram tomando proporções diferentes. Na verdade, a crise econômica mundial chegou ao nosso país mostrando o seu poder arrazador.

Diante das perspectivas (negativas ou positivas), 8.204 pessoas foram ouvidas numa pesquisa, cuja pergunta era : - Você foi afetado pela crise ? O resultado foi o seguinte :

66% dos entrevistados (5.455) disseram que SIM.
19% deles (1.518) afirmaram que NÃO foram atingidos pela crise.
15% (1.231) disseram ter sido atingidos UM POUCO pela crise econômica.

Isso significa dizer que, de uma forma ou de outra, 81% dos pesquisados (6.686) foram atingidos por esta espantosa crise, que fez dispencar as bolsas de todo o mundo, levando muita gente ao desespero.

O resultado mostra claramente que o Palácio do Planalto foi um tanto precipitado ao apresentar um diagnóstico positivo, sem estar a par do tamanho da epidemia que teria pela frente. Isso deixa os brasileiros mais realistas, convictos de que os nossos representantes precisam analisar os fatos, antes de se pronunciarem a respeito de coisas sérias.

Enquanto isso, indiferente aos problemas que afetam a população, principalmente aqueles mais carentes, o Palácio do Planalto, numa investida inexplicável, empresta uma bagatela de 10 milhões de dólares ao Fundo Monetário Internacional (FMI), ação que somente os países bem estruturados financeira e moralmente têm condições de empreender.

Se levarmos em consideração o elevado número de favelados e a majestosa quantidade de quilômetros de estradas esburacadas, colocando em risco a vida de milhares de pessoas, essa soma daria para amenisar a catastrófica situação por que passamos. É o Brasil querendo mostrar aos países de Primeiro Mundo um poderia econômico que não condiz com a sua realidade. Basta vermos com mais clareza, o lado negro da história.

É incrível a maneira como conseguimos esconder dos representantes estrangeiros a nossa pobreza. A imagem que se leva do Brasil para o exterior é uma verdadeira farsa, a partir do momento em que presenciamos os desabamentos de barracos, as inundações de grandes cidades, as milhares de pessoas que perdem a vida ou que ficam desabrigadas, além de outras tragédias, resultado de nossa péssima infra-estrutura.

Antes da crise internacional chegar ao Brasil, nós já vivíamos outras bem mais preocupantes : a falta de segurança, o sucateamento da saúde pública e a decadência do nosso Sistema Educacional. Essas crises são resultado das péssimas administrações que, ao longo dos anos, só têm se preocupado com os seus próprios interesses.

E parece que o povo brasileiro é mesmo uma « marionete » nas mãos dos poderosos que, usufruindo de grandes estratégias, preparam discursos extraordinários ao ponto de ludibriar os incultos. Conheci um certo político (não vou declinar seu nome por questão de ética), que me disse certa vez : « eleitor é como criança ; mostre um pirulito para ele que ele corre para os seus braços ». Outro chegou a me confidenciar que « eleitor é como cachorro ; você bate nele mas quanto estala o dedo, ele corre para lamber seu rosto ! » E assim vai o Brasil !

O negócio é tão assustador que a Polícia Federal e o Ministério Público descobriram uma série de desmandos na Petrobrás, inclusive denúncias de subfaturamentos e, ao se tentar instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias, alguns políticos, sem argumentos para defender a empresa e orientados pelo Palácio do Planalto, resolveram aplicar o já conhecido golpe de «jogo político » da oposição, mesmo sabendo que as acusações partiram de órgãos apolíticos.

Tudo isso é resultado de outra crise que enfrentamos e que nada podemos fazer para superá-la : a crise da imoralidade, da falta de vergonha e do despreparo moral de muitos deputados e senadores que, enganados, colocamos no Congresso Nacional para defender os interesses da Nação. Eles trairam a nossa confiança e passaram a defender interesses pessoais de quem se dizia defensor da honestidade.

A crise da desestruturação moral assolou o Congresso Nacional, assustando a todos aqueles que esperavam ser representados por homens de caráter. Estamos diante de um quadro devastador. Já não acreditamos nos nossos congressistas. Cada vez mais a situação se complica diante das ofertas exorbitantes para comprar a consciência dos políticos mesquinhos, cujo valor moral cai de cotação a cada dia.

Nessa caminhada, até mesmo os políticos menos corruptos nos deixam assustados. Não sabemos por quanto tempo eles resistirão as ofertas tentadoras. É que já vimos tantos maus exemplos, que já não nos surpreendemos com o que venha acontecer amanhã. Muitos vão dormir sobre o travesseiro da dignidade e acordam envolvidos pelo cobertor da fragilidade moral. É aí que lembramos aquela passagem bíblica que diz : « maldito o homem que confia em outro homem ! »

O pior está naqueles que se deixam envolver pelas crises da infidelidade, da fragilidade moral, da impotência intelectual, da desonestidade e da ganância financeira. Esses são péssimos exemplos para a família e para a própria sociedade a que pertencem.

Tudo isso ainda sobrevive por conta da ascensão da crise na alfabetização do cidadão. Aqui é assim : quanto mais analfabetos tivermos, maiores serão as chances de mantermos no ápice da glória aqueles que sonham em perpetuar-se no Poder. É lamentável, mas é uma verdade incontestável. Algo que preocupa aqueles que ainda sonham com um país democrático e que temem a implantação de uma ditadura castrista, com resultados estarrecedores.

Aí teremos uma das piores crises de toda a história do Brasil, com resultados trágicos a partir da falta de liberdade de expressão, da falta de liberdade religiosa até a castração dos direitos do cidadão. Assim, estaremos diante de um regime que contradiz a liberdade democrática. As cinzas dos Direitos Humanos se espalharão pelo espaço, lançando num abismo profundo as esperanças dos verdadeiros « guardiões » do Regime Democrático.

(Adalberto Claudino Pereira – autor)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

MINHA HOMENAGEM A UMA FAMÍLIA ESPECIAL

Pastor Arão Lemos e família
Nesta foto, o Pastor Arão Lemos (o primeiro à esquerda), faz-se acompanhar dos seus filhos, também pastores, Arão Júnior, Tiago, Neto e da esposa, Pastora Elenice Lemos.

Conheci a família Lemos, quando congregava na 1ª Igreja Batista em Patos, localizada na Rua Felizardo Leite e sob a direção do Pastor Silas Melo. Lembro com saudades de pessoas amigas, entre elas, a irmã Leonila Lemos (Nila), uma guerreira que muito fez pelo crescimento do Evangelho nas Espinharas. Talvez não lembre todos, mas arrisco citar seus filhos: Marcos, Arão, Eduardo e Esdras, além das meninas, cujos nomes não chego a lembrar no momento. Acrescento outros nomes como: Manoel Lucena, Manoel Ananias, Silvino Lucena, João Moreira, Eliezer Holanda, D. Gláucia Holanda, Eliezer Filho, Dario Holanda, Constantino e esposa Laodicéia, Severino Siqueira, Juvenal Jerônimo, Abraão Luiz e esposa Rosinha, José Inácio, Neemias Quaresma e José Robismar. Quanta gente maravilhosa!!! Claro que meus pais, José Claudino e Eudócia Pessoa também faziam parte desta seleta relação de pessoas dedicadas ao trabalho do Senhor. Naquela época, eu era 1º Sercretário, integrava o coral e apresentava o Programa radiofônico "A Voz Batista do Sertão", pela Rádio Espinharas de Patos.

Hoje, vendo Arão Lemos como Pastor e com uma família tão linda, não deixaria passar esta oportunidade de prestar-lhes esta homenagem tão merecida. Alegra-me ver aquele menino meio peralta, voltado para um dos mais ousados projetos de vida: o de transformar pessoas, tirando-as deste mundo perverso e traiçoeiro e colocando-as diante do Senhor. Tenho plena convicção de que minha amada irmã Nila, quando partir para a Glória, terá cumprido a sua tarefa como serva fiel deste Deus maravilhoso. O Pastor Arão Lemos, por sua vez, deve orgulhar-se da família que Deus lhe presenteou como prova do seu verdadeiro amor. NOSSO DEUS É FIEL DE VERDADE!

PARABÉNS, PASTOR ARÃO LEMOS!!!

LE MONDE: NOUVELLES SUR L'ACCIDENT DE L'AIRBUS

AIR FRANCE: TOUTES LES SONDES DE VITESSE REMPLACÉES SUR LES A330-A340 D'ICI FIN JUIN

(LE MONDE.FR | 09.06.09 | 10h21 • Mis à jour le 09.06.09 | 16h34)

La direction d'Air France a réuni lundi 8 juin en soirée les syndicats de pilotes de la compagnie pour faire un point technique au cours duquel elle a "confirmé l'accélération du programme de remplacement des sondes "Pitot"" permettant de contrôler la vitesse des avions sur ses long-courriers A330 et A340, explique au Monde François Hamant, commandant de bord chez Air France et vice-président du syndicat de pilotes Alter.

La direction d'Air France a réuni lundi 8 juin en soirée les syndicats de pilotes de la compagnie pour faire un point technique au cours duquel elle a "confirmé l'accélération du programme de remplacement des sondes "Pitot"" permettant de contrôler la vitesse des avions sur ses long-courriers A330...

"La direction nous a indiqué qu'une quinzaine d'avions a déjà été équipée d'au moins deux sondes modifiées, l'objectif étant que toute la flotte soit équipée de trois sondes modifiées d'ici à fin juin", poursuit M. Hamant : cliquez ici pour écouter
Les Airbus de type A330, comme celui du vol A447 disparu le 1er juin au large du Brésil, possèdent trois sondes "Pitot". Placées à l'avant de l'avion, elles calculent la pression "dynamique", c'est-à-dire celle à laquelle l'avion est soumis en traversant l'air, qui permet d'obtenir la vitesse de l'appareil.

Lundi, le syndicat Alter, la troisième force chez Air France derrière le SNPL et SPAF, avait appelé les pilotes à "refuser" de voler sur les A330 et A340 tant que des modifications techniques sur ces sondes n'auraient pas été apportées sur ces avions.

Compte tenu des informations communiquées lundi soir par la direction d'Air France, M. Hamant parle d'une "bonne nouvelle", tout en rappelant que la "consigne" donnée par son syndicat "concerne l'équipement de la flotte intégrale A 330 et A 340 d'au moins deux nouveaux types de sondes" : pour écouter, cliquez ici

"ANOMALIES ANÉMOMÉTRIQUES"

Une note adressée aux pilotes des A330-340 d'Air France en date du 6 novembre 2008 indiquait qu'"un nombre significatif d'incidents" liés à des "anomalies anémométriques", c'est-à-dire aux sondes Pitot qui permettent de contrôler la vitesse de l'avion, "sont survenues en croisières sur nos A330-340". Ces incidents ont donné lieu à six rapports de sécurité, selon la note. Celle-ci décrit les "anomalies" constatées : indications de vitesse erronées, vitesses différentes indiquées sur les écrans du commandant de bord et sur ceux du copilote, déconnexion du pilote automatique, annonce du décrochage de l'avion, etc.

Le Bureau d'enquêtes et d'analyses (BEA), chargé de l'enquête de sécurité sur le vol AF447, a relevé "une incohérence des vitesses mesurées" par ces sondes, sans pouvoir l'expliquer ni la lier à des pannes de systèmes également détectées. Le lendemain, Air France avait annoncé dans un communiqué avoir observé à partir de mai 2008 "des incidents de pertes d'informations anémométriques en vol en croisière sur A340 et A330". Ces incidents avaient amené la compagnie à accélérer son programme de remplacement des Pitot à partir du 27 avril, "sans préjuger d'un lien" avec l'accident du vol AF447.
(Propos recueillis par François Bostnavaron)

(Article publié le 09/06/2009 Dernière mise à jour le 09/06/2009 à 21:16 TU)

Les opérations de recherches se poursuivent dans l'Atlantique, après la catastrophe de l'Airbus d'Air France. Les premiers corps repêchés ont été transportés ce matin sur l'île de Fernando de Noronha. C'est là, à 360 km des côtes brésiliennes qu'ont eu lieu les premiers examens d'identification des victimes. Examens préliminaires avant une identification définitive qui aura lieu à l'Institut médico-légal de Récife.

(Avec notre correspondante à Brasilia, Annie Gasnier)
Seize premières victimes ont été transportées ce matin, par des hélicoptères, depuis la Frégate Constitution qui les avait récupérés jusqu’à l’archipel Fernando de Noronha, situé à 360 km de la côte brésilienne.
Dans l’après-midi, les restes de ces passagers, morts dans l’accident de l’Airbus ont été emmenés par un Hercules C130 jusqu’à la base de Récife, puis remis à l’Institut médico-légal.

Là, les attendaient déjà des experts de la police fédérale, qui devront procéder à l'identification, grâce aux objets ou caractéristiques personnelles des victimes, ou bien grâce à des photos et documents cédés par les familles. En dernier recours, les identifications seront effectuées par des examens génétiques.

Malgré de fortes pluies, sur la zone où est tombé l’Airbus, les recherches se poursuivent. Quatre nouveaux corps ont été retirés de l’océan ce matin, portant à vingt-huit, le nombre des victimes récupérées. Des débris, comme un gros bout d’aile ont aussi été repêchés par les marins.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

DIEU VOUS AIME! ET VOUS L'AIMEZ AUSSI?

1. Dieu Vous Aime!

La Bible dit, "Car Dieu a tant aimé le monde, qu’Il a donné Son Fils unique afin que quiconque croit en Lui, ne périsse point, mais qu’il est la vie éternelle."

LE PROBLÈME EST QUE:

2. Nous avons tous fait, dit, ou pensé de mauvaises choses. Nous appelons cela "le péché", et nos péchés nous ont separés de Dieu.

La Bible dit "Car tous ont péché, et sont privés de la gloire de Dieu." Dieu est parfait et saint, et nos péchés nous séparent de Dieu pour toujours. La Bible dit "Le salaire du péché, c’est la mort."

LA BONNE NOUVELLE, C'EST QU'IL Y A 2000 ANS

3. Dieu envoya Son fils unique Jésus-Christ pour mourir pour nos péchés.
Jésus est le Fils de Dieu. Il a vécu une vie sans péchés et mourut sur la croix pour payer le châtiment pour nos péchés. "Mais Dieu prouve Son amour envers nous, en ce que, lorsque nous étions encore des pécheurs, Christ est mort pour nous."

Jesus ressuscita des morts, et maintenant vit au ciel avec Dieu Son Père. Il nous offre le don de la vie éternelle – de vivre éternellement avec Lui au ciel, si nous L’acceptons comme Sauveur et Seigneur. Jésus dit "Je suis le chemin, la vérité, et la vie. Nul ne vient au Père que par moi."

Dieu étend Son bras par amour, et veut que vous soyez Son enfant. "Mais à tous ceux qui l’ont reçu, à ceux qui croient en Son nom, Il a donné le pouvoir de devenir enfants de Dieu." Vous pouvez demander à Jésus-Christ de pardonner vos péchés et l’inviter à reigner comme Seigneur et Sauveur dans votre vie.

4. Si vous désirez recevoir Christ, vous pouvez Lui demander d’être votre Seigneur et Sauveur en priant une prière comme celle-ci:

"Seigneur Jésus, je crois que tu es le Fils de Dieu. Merci d’être mort sur la croix pour mes péchés. Pardonne mes péchés, s’il te plait, et donne-moi le cadeau de la vie éternelle. Je te demande de venir habiter dans mon coeur, et d’être Seigneur et Sauveur de ma vie. Je veux te servir pour toujours."
Avez-vous prié cette prière?

OUI

LE JOURNAL "LE MONDE" - LES NOUVELLES...

Une avion A330 de l'Air France.

UN SYNDICAT DE PILOTES D'AIR FRANCE APPELLE À NE PLUS VOLER SUR DES A330:
LE MONDE.FR | 08.06.09 | 18h09 • Mis à jour le 08.06.09 | 18h36

Alors que seize corps au total - et non dix-sept - ont été repêchés dans l'Atlantique par les forces brésiliennes et françaises à la recherche de l'Airbus A330 d'Air France disparu entre le Brésil et la France le 1er juin, un syndicat de pilotes de la compagnie aérienne française a appelé, lundi 8 juin, à "refuser" de voler sur les A330 et A340 tant que des modifications techniques sur les sondes de vitesse n'auront pas été apportées sur ces avions.

"Refusez tout vol sur A 330/A340 n'ayant pas au moins deux sondes pitots modifiées" a ainsi lancé aux pilotes le syndicat ALTER. Cette organisation est la troisième force chez Air France derrière le SNPL et SPAF.

Le syndicat déplore que, dans l'attente du remplacement de tous les pitots défectueux, la direction n'"ait pas pris la décision d'immobiliser les A330 et A340 non encore équipés de nouveaux modèles de pitots" et dont le remplacement complet n'est prévu que "dans les prochaines semaines".

La pitot est un tube fixé sur le long de la carlingue, à l'avant d'un avion. Cette sonde sert à calculer la vitesse de l'avion. Depuis la veille du week-end, elle est devenue un élément sensible de l'enquête sur la disparition du vol Air France 447 entre Rio et Paris dans la nuit du 30 mai au 1er juin.

Cette sonde dont le dysfonctionnement est avéré par le rapport Acars (messages automatiques envoyés par l'avion à la maintenance d'Air France à Roissy) pourrait avoir un rôle dans l'enchaînement des événements qui ont causé la perte de l'avion.
Air France a reconnu dans un communiqué que, depuis mai 2008, "des incidents de pertes d'information anémométrique en vol en croisière" sur des A340 et des A330 avaient été constatés.

Interrogée sur l'avancée de la procédure de remplacement des pitots (trois par avions), la direction d'Air France a précisé, lundi soir, que la compagnie exploitait actuellement quinze A330 et dix-neuf A340. Sur cette flotte, a-t-elle ajouté, tous les avions disposent d'au moins un pitot de dernière génération et neuf avions en "ont au moins deux ou trois".

domingo, 7 de junho de 2009

AIR FRANCE: MAIS 17 CORPOS RESGATADOS.

SÁBADO, DIA 6: LOCALIZADOS MAIS TRÊS CORPOS DE VÍTIMAS DO AIRBUS DA AIR FRANCE.

Mais três corpos foram localizados pela corveta Caboclo, da Marinha Brasileira, que faz parte da equipe de busca por destroços do Airbus A330 da Air France, que fazia o voo 447. Os corpos serão transferidos para a fragata Constituição, que já contava com os dois localizados no sábado a bordo. Por conta disso, a Constituição, que já estava a caminho de Fernando de Noronha, teve de retornar à área de buscas, e os cinco corpos só deverão chegar ao arquipélago amanhã, informa a Marinha.

Em entrevista coletiva, o tenente-coronel Henry Munhoz, da Aeronáutica, e o capitão-de-fragata Giucemar Tabosa, da Marinha, disseram que ainda não foi possível determinar o sexo das novas vítimas do desastre resgatadas. Outros corpos, além de centenas de objetos, estão sendo avistados e serão recolhidos nas próximas horas, dizem as autoridades. Esse material será levado a Fernando de Noronha para catalogação. As autoridades ainda estão discutindo a estratégia de resgate dos corpos que ainda se encontram no mar.

Entre os objetos avistados, há poltronas, máscaras de oxigênio, monitores do tipo usado para a exibição de filmes em aviões, fiação e objetos pessoais. A natureza desses objetos pessoais só será divulgada às famílias das vítimas.

As operações de busca e resgate serão concentradas na área onde esses corpos estão sendo avistados, disseram os oficiais, acrescentando que o avião R99, que conta com radar para buscas, continuará a fazer varreduras.

A previsão do tempo é ruim para a atividade de buscas com aviões, informa a Marinha. Além dos cinco navios da Marinha brasileira, as buscas passarão a contar, em breve, com uma fragata da Marinha francesa. Dois aviões franceses permanecem colaborando com as buscas.

Neste momento, há 14 aviões, 12 brasileiros e dois franceses, e cinco navios, todos brasileiros, atuando nas buscas.

DOMINGO, DIA 7: EQUIPES ANUNCIAM QUE 17 CORPOS JÁ FORAM RESGATADOS.

As equipes de busca já resgataram um total de 17 corpos de vítimas do acidente do Airbus da Air France, voo AF 447. Segundo informou na noite de hoje o tenente-coronel da Aeronáutica Henry Munhoz, também foram localizados dezenas de componentes estruturais das aeronaves. A fragata Constituição, da Marinha brasileira, está transportando nove desses corpos para Fernando de Noronha e a previsão de chegada é terça-feira. Quatro dessas vítimas são do sexo masculino, quatro do sexo feminino e uma ainda não teve o sexo identificado.

Na tarde de hoje, outros oito corpos foram resgatados pela fragata da Marinha francesa Ventose. Henry Munhoz disse que a identificação dos corpos, que será feita pelo Instituto Médico Legal (IML) do Recife, é de responsabilidade das polícias Federal e Civil. Para a identificação dos corpos, as polícias Federal e Civil trabalharão com dados genéticos e impressões digitais.

Munhoz informou ainda que a busca continuará nos próximos dias, com 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira e duas da França. A operação conta ainda com cinco navios brasileiros e uma fragata francesa. A busca e resgate de corpos está sendo feita pela Marinha brasileira e pela Força Aérea do País; a procura por pertences dos passageiros é feita pela empresa aérea, enquanto a investigação do acidente é de responsabilidade das autoridades francesas. Segundo a Aeronáutica, o ponto em que se concentram os destroços está situado a cerca de 1,15 mil km do Recife, o que denota uma complexidade logística da operação. Novas informações serão divulgadas amanhã às 11 horas e às 19 horas.

sábado, 6 de junho de 2009

A TRAGÉDIA DO VÔO 447 DA AIR FRANCE.

AERONÁUTICA ANUNCIA TER ACHADO CORPOS DE VÍTIMAS DE ACIDENTE COM O AIRBUS DA AIR FRANCE.

Após seis dias de buscas, a Aeronáutica anunciou ter localizado e retirado dois corpos e peças do acidente com o Airbus da Air France, que desapareceu dos radares com 228 pessoas a bordo. Segundo as autoridades, os corpos são do sexo masculino e ainda não foram identificados.

Segundo o vice-chefe de Comunicação Social da Aeronáutica, Coronel Jorge Amaral, os dois corpos do sexo masculino foram encontrados às 9h10 e às 11h13 deste sábado.
O primeiro corpo foi localizado a cerca de 69,5 quilômetros de distância do ponto onde houve a última comunicação da aeronave e a aproximadamente 900 quilômetros de Fernando de Noronha.

“No início das operações as forças concentravam em conseguir achar sobreviventes, mas não foi possível. Depois passamos a procurar destroços, sobreviventes e corpos, mas apenas hoje tivemos um resultado positivo, porém triste. Mas nos trouxe a certeza de que nosso trabalho foi bem conduzido”, destacou o coronel durante entrevista coletiva em Recife.

Segundo o coronel Amaral, o primeiro objeto localizado neste sábado foi uma poltrona, com um número de série, por volta das 8h14. A Aeronáutica ainda aguarda a confirmação da Air France para definir se o objeto, de fato, era do avião desaparecido.

O coronel explicou que, às 9h10, os homens da Aeronáutica localizaram o primeiro corpo, que foi identificado como sendo do sexo masculino às 9h30. O nome da vítima, contudo, ainda não foi divulgado.

Às 9h50, uma mochila com cartão de vacinação e uma pasta de couro, com um bilhete aéreo, também foram encontradas. Às 11h13, foi localizado o segundo corpo, também do sexo masculino.

O voo AF 447 decolou por volta das 19h30 de domingo (31) do aeroporto do Galeão, no Rio e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h local de segunda (6h de Brasília). Por volta das 22h33, a aeronave fez o último contato de voz. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. O Airbus transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes.

JOGADOR ESCAPA DE ACIDENTE COM O AIRBUS DA AIR FRANCE QUE CAIU NO MAR.

Asier Elorriaga, da terceira divisão da Espanha, chegou a comprar passagens para o voo 447, mas desistiu de embarcar.

SÃO PAULO - "Existem decisões que mudam a vida. Às vezes, inclusive, permitem salvá-la". Assim começa a reportagem no diário espanhol Marca, que conta o alívio de Asier Elorriaga, jogador do Sestao River, time da terceira divisão do futebol da Espanha. O atleta escapou por pouco de embarcar no Airbus da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico.

Asier veio ao Brasil juntamente com sua esposa para um casamento de um familiar, no Rio de Janeiro. Depois da cerimônia e de umas férias de uma semana na capital fluminense, o atleta voltou para Espanha no último dia 31 de maio.

O jogador chegou a comprar passagem para o voo 447 da Air France, mas depois lembrou que um amigo tinha lhe dito que os bilhetes na companhia aérea espanhola Iberia eram mais em conta, então logo ele cancelou a viagem pelo avião francês e embarcou no da companhia de seu país. O que salvou sua vida.

Elorriaga ficou sabendo do sumiço do avião somente na chegada à Espanha. "Não sabíamos de nada. Quando aterrisamos, ligamos nossos celulares e havia muitas chamadas. Falei com um colega de trabalho e ele me disse o que havia acontecido. Chamei meus pais, que sequer sabiam disso, e contei do susto", disse ao Marca.

AIRBUS A330 SE DESTACA POR ACOMODAR ALTO NÚMERO DE PASSAGEIROS.

PARIS - O Airbus A330 é um dos aviões de mais elevada capacidade de transporte de passageiros entre os fabricados pelo consórcio europeu Airbus e costuma ser usado em voos de média ou longa distância.

O único acidente com vítimas com o A330-200 aconteceu em um voo de teste da Airbus em 1994 em Toulouse, na França, no qual sete tripulantes morreram.

Este modelo possui duas versões para a aviação comercial, o A330-300 e o A330-200, similar ao desaparecido hoje em um voo entre Rio de Janeiro e Paris.

O A330-200 começou a ser utilizado em 1998. Sua autonomia de voo é de até 12.500 quilômetros, o que permite ao modelo fazer rotas como Paris-Cingapura e Dubai-Londres.

Normalmente, o A330-200 transporta de 250 a 300 passageiros, mas esse número pode chegar a 405, segundo a fabricante Airbus.

341 aviões do modelo estão em operação no mundo em aéreas como a Northwest Airlines, Air China e Turkish Airlines usam o modelo. A Airbus vendeu mais de mil unidades do A330 a cerca de 70 companhias aéreas. Cada uma das aeronaves custou em média US$ 200 milhões.

Este modelo mede 58,8 metros de comprimento por 17,4 de altura e seu peso máximo ao decolar é de 230 toneladas. A velocidade de cruzeiro destes modelos é de 0,82 Mach (871 km/h) e sua velocidade máxima é de 0,86 Mach (913 km/h). A Airbus é um consórcio europeu, com sede em Toulouse (França).

A Air France divulgou a lista oficial com as nacionalidades dos passageiros do voo 447, que desapareceu após decolar do Rio de Janeiro em direção à capital francesa na noite de domingo. Segundo a empresa, a lista tem 58 brasileiros, 61 franceses, 26 alemães, nove italianos e seis suíços, além de passageiros de outros 27 países. A Air France afirmou que a lista oficial deve ser divulgada ainda nesta quarta-feira.
A lista não traz o nome das 228 pessoas que estavam a bordo, divulga apenas as nacionalidades. Familiares e empresas, porém, já informaram alguns nomes de pessoas que embarcaram no voo 447.

Em um comunicado na noite de segunda-feira, a Air France deu informações sobre seus funcionários que estavam no voo, mas sem mencionar nomes.

Comandante de bordo - francês, 58 anos e ingressou na companhia em 1988. Foi habilitado para pilotar o Airbus A330 e o A340 em fevereiro de 2007. Possui 11 mil horas de voo, das quais 1700 em Airbus 330/340.

Dois copilotos - são franceses. Um deles tem 37 anos e entrou na companhia em 1999. Adquiriu sua habilitação para voar em Airbus A330 e A340 em abril de 2002 e conta com 6600 horas de voo, sendo 2600 horas no A330.

O segundo copiloto, de 32 anos, entrou na empresa em 2004 e foi qualificado a voar no modelo em junho de 2008. Tem 3 mil horas de voo, das quais 800 no Air Bus A330 e A340.

Chefe dos comissários de bordo - francês, 49 anos e está na companhia desde 1985.
Subchefes dos comissários - franceses. Um tem 54 e entrou na companhia em 1981 e outro tem 46 anos e está desde 1989.

Comissários de bordo - seis são franceses e há o brasileiro Lucas Gagriano Juca, de 24 anos. As idades dos demais variam entre 24 e 44 anos.

AIR FRANCE DIVULGA RELAÇÃO DE PASAGEIROS DO AIRBUS

NOMES DE ALGUNS PASSAGEIROS DO VÔO AF447

1 - Adriana Francisco Siujs, assessora de imprensa da Petrobrás
2 - Adriana Moreira Henrique, de 17 anos, estudante de turismo
3 - Ana Carolina Rodrigues, socióloga, integrante do projeto Crianças e Jovens em Violência Armada Organizada (Coav), do Instituto Viva Rio
4 - Antônio Gueiros, diretor de Informática da Michelin
5 - Bianca Cotta, médica, recém casada com Carlos Eduardo
6 - Carlos Eduardo Lopes Mello, advogado, recém casado com Bianca Cotta
7 - Deise Possamai, fiscal de tributos da prefeitura de Criciuma, em Santa Catarina
8 - Eduardo César Moreno, gerente da Petrobras no Irã
9 - Ferdinand Porcaro, de 79 anos, médico oftalmologista aposentado
10 - Francisco Eudes Mesquita Valle, diretor da transportadora de combustíveis TLW
11 - Georg Martiner, de origem brasileira, foi adotado por uma família italiana
12 - Gustavo Peretti, de 30 anos, executivo da StatoilHydro
13 - Hilton Jadir Silveira Souza, 50 anos, engenheiro da Petrobras
14 - Izabela Maria Furtado Kestler, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
15 - José Gregório Marques, advogado e juiz federal aposentado
16 - João Marques da Silva Filho, gerente do Estaleiro Atlântico Sul
17 - José Roberto Gomes da Silva, professor da PUC-Rio
18 - José Ronnel, morava em Londres e veio para o Brasil comemorar seu aniversário
19 - Juliana de Aquino, de 29 anos, cantora
20 - Letícia Chem, gerente de roaming internacional da operadora Oi, filha de Roberto e Vera Chem
21 - Leonardo Veloso Dardengo, oceanógrafo, doutorando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
22 - Lucas Gagriano Juga, 24 anos, veio para o Brasil para o enterro do pai
23 - Luciana Sebá, psicóloga, mulher de Paulo Valle Brito e nora de Francisco Eudes Mesquita Valle e Maria de Fátima Valle
24 - Luís Cláudio Monlevade, gerente de Qualidade da empresa Saint-Gobain
25 - Luiz Roberto Anastácio, presidente da Michelin para a América do Sul
26 - Marcela Pellizon, de 29 anos, geóloga, executiva da StatoilHydro
27 - Marcelle Valpaços Fonseca Lima, procuradora do Estado do Rio de Janeiro, esposa de Marcelo Parente
28 - Marcelo Parente, chefe de gabinete do prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes
29 - Márcia Moscon de Faria, funcionária da Vara da Infância, Juventude e Idoso na Praça Onze, no Rio de Janeiro
30 - Mária de Fátima, arquiteta, mulher de Franscisco Valle e mãe de Paulo Valle Brito
31 - Maria Teresa Moreno Marques, 69 anos, advogada
32 - Marco Antonio Camargos Mendonça, diretor da área de manganês e ligas da Companhia Vale do Rio Doce
33 - Matheus Nazaré Ceva Antunes, de 3 anos, filho de Patrícia e Octávio antunes
34 - Nelson Marinho Filho, 40 anos, mecânico de engrenagens
35 - Octavio Augusto Antunes, professor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
36 - Patrícia Maria Nazareth Ceva Antunes, mulher de Octávio Antunes e funcionária da Anvisa
37 - Paulo Valle Brito, empresário, marido de Luciana Seba e filho de Maria de Fátima e Francisco Valle
38 - Pablo Dreyfuss, pesquisador especializado no controle de armas do Instituto Viva Rio
39 - Pedro Luis de Orleans e Bragança, herdeiro da família real brasileira
40 - Roberto Corrêa Chem, cirurgião plástico, diretor do Banco de Peles da Santa Casa de Porto Alegre, marido de Roberta Chem
41 - Silvio Barbato, maestro, ex-diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro
42 - Simone Jacomo dos Santos Elias, funcionária da Vara da Infância, Juventude e Idoso na Praça Onze, no Rio de Janeiro
43 - Sônia Maria Cordeiro Porcaro, de 67 anos, mulher de Ferdinand Porcaro
44 - Sônia Maria Esteves Amorim, funcionária da Vara da Infância, Juventude e Idoso na Praça Onze, no Rio de Janeiro
45 - Vanilzia Betler, de 44 anos, casada com um alemão, morava em Munique
46 - Vera Chem, psicóloga, mulher de Roberto Chem
• Passageiros de outras nacionalidades
Francês
1 - Christine Pieraesrts, funcionária da Michelin na França
Ingleses
1 - Alexander Bjoroy, de 11 anos, viajava sozinho após visitar os pais no Rio
2 - Arthur Coakley, estava trabalhando em plataforma de petróleo no Brasil
Italianos
1 - Angela Cristina de Oliveira Silva, responsável pelo Centro Internacional de Orientação e Defesa da Mulher Estrangeira (Ciods)
2 - Luigi Zortea, prefeito da cidade de Canal San Bovo, Itália
3 - Gianbattista Lenzi, integrante da Associação italiana Trentini nel Mondo
4 - Rino Zandonai, integrante da Associação italiana Trentini nel Mondo

Espanhóis
1 - Andrés Suárez Montes, de 38 anos, engenheiro natural da província espanhola de Sevilha
2 - Anna Negra, de 28 anos, voltava de lua-de-mel em voo diferente do marido
Norueguês
1- Kristian Berg Andersen, de 37 anos, executivo da StatoilHydro
Suecos
1 - Christine Badre Schnabl, de 34 anos, vivia há dez anos no Rio de Janeiro e trabalhava na Câmara de Comércio do Consulado norueguês
2 - Laura Rahal, engenheira de 28 anos, trabalhava para a companhia Hamsworthy
3 - Philipe, de 5 anos, filho de Christine Schnabl
Sul-africano
1 - Erich Heine, presidente do Conselho de Administração da ThyssenKrupp (CSA)

FRAGMENTOS DO JORNAL 'LE MONDE' SOBRE O ACIDENTE COM O AIRBUS DA AIR FRANCE


ALGUNS FRAGMENTOS DO JORNAL “LE MONDE” SOBRE O DESAPARECIMENTO DO AIRBUS DA AIR FRANCE:

A ce stade de l'enquête sur la disparition dans l'Atlantique sud du vol Air France Rio-Paris, avec 228 personnes à bord, dans la nuit du dimanche 31 mai au lundi 1er juin, deux faits se dégagent : tout d'abord la vitesse de l'Airbus A330 était "erronée", ainsi que l'ont indiqué au "Monde" des sources proches de l'enquête ; et un enchaînement d'événements catastrophiques a conduit à sa désintégration en vol, comme en témoignent des messages émis automatiquement par l'appareil au cours des quatre dernières minutes de son vol, entre 23 h 10 et 23 h 14locales (4 h 10 et 4 h 14 de Paris).

Airbus émet une recommandation sur la vitesse. Airbus devrait publier, jeudi 4 juin, une "recommandation", validée par le Bureau d'enquêtes et d'analyses (BEA), destinée à toutes les compagnies utilisant des biréacteurs A330. Le constructeur veut rappeler, qu'en cas de conditions météorologiques difficiles, leurs équipages doivent conserver la poussée des réacteurs et l'assiette correctes pour garder l'avion en ligne.

La chronologie qui fait apparaître des pannes multiples. Un journal de Sao Paulo, le Jornal da Tarde, a eu connaissance de la chronologie et de la teneur des message sémis automatiquement par l'appareil, selon lui grâce à une source proche de la compagnie française.

Ces informations ont été publiées, mercredi 3 juin, par le très sérieux Estado de Sao Paulo (les deux quotidiens appartiennent au même groupe de presse).

23 heures : vingt minutes avant l'entrée prévue de l'Airbus dans l'espace aérien du Sénégal, le pilote envoie un message signalant qu'il traverse une zone de fortes turbulences, dans des cumulo-nimbus chargés d'électricité et des vents violents. Les satellites météo attestent que les vents soufflaient à 160 km/h.

23 h 10 : les problèmes commencent lorsqu'un message signale la déconnexion du pilote automatique. On ignore si cette opération a été effectuée par l'équipage ou si elle a été provoquée par les systèmes de sécurité. Cette déconnexion intervient, en effet, automatiquement lorsque les ordinateurs détectent une panne grave.

L'équipage a-t-il voulu dévier de sa trajectoire pour éviter les zones les plus dangereuses ? Si oui, l'opération s'annonçait délicate. Selon un pilote cité par l'Estado, le contrôle manuel d'un avion à haute altitude est "extrêmement difficile". Une chose est sûre : à partir de cet instant, l'Airbus est piloté manuellement.

A la même minute, un autre message informe que le "fly-by-wire", autrement dit les commandes électriques de vol qui activent les volets et les ailerons, passe sur le régime "alternate law". Cette alimentation de secours est actionnée automatiquement en cas de pannes électriques multiples. L'avion conserve alors suffisamment d'électricité pour voler, mais plusieurs systèmes de contrôle de la stabilité de l'appareil sont détériorés. Dans une telle situation, une alarme sonne pour alerter le personnel de cabine.

23 h 12 : deux autres messages auraient signalé des pannes dans deux équipements fondamentaux, Adiru (Air Data Inertial Reference Unit) et Isis (Integrated Standby Instruments System). Ces ordinateurs fournissent des informations capitales sur l'altitude, la vitesse et la direction du vol.

23 h 13 : de nouveaux messages indiquent des pannes électriques dans l'ordinateur principal (Prim1) et l'auxiliaire (Sec1) de vol.

23 h 14 : l'ultime message est envoyé. Il signale : "cabine en vitesse verticale". C'est l'indice d'une dépressurisation, cause ou conséquence d'une désintégration en vol.

Dans les milieux proches de l'enquête, on conteste formellement la chronologie des informations – et notamment la panne de l'Adiru et de l'Isis au moment indiqué – tout autant que les conclusions "hâtives" qu'en tire l'Estado.

Prudence côté français. Les informations de la presse brésilienne tranchent avec la prudence affichée par le BEA français en charge de l'enquête. Lors d'un point presse, mercredi 3 juin, Paul-Louis Arslanian, directeur général du Bureau, a insisté sur les difficultés de l'enquête qui "venait seulement de commencer et ne sera pas facile".

Il a ajouté : "Nous avons déjà rassemblé beaucoup d'éléments." Il a, par exemple, confirmé l'émission de messages automatiques durant environ trois minutes avec "une grande concentration de messages sur une minute". Ces messages, a ajouté M. Arslanian, "donnent des indications. Reste à les comprendre et à les mettre en perspective".

Quant aux deux "boîtes noires" qui contiennent les conversations de l'équipage et les paramètres du vol, M. Arslanian n'est pas "d'un optimisme total sur une éventuelle récupération", mais le BEA a "déjà travaillé sans enregistreurs", précise-t-il. Un premier rapport devrait être rendu à la fin du mois de juin.
François Bostnavaron, Alain Faujas et Jean-Pierre Langellier (à Rio)

L'Airbus d'Air France volait à une vitesse "erronée" et s'est désintégré en vol, selon les messages captés au sol

Airbus devrait publier une "recommandation" validée par le Bureau d'enquêtes et d'analyses (BEA), jeudi 4 juin, destinée à toutes les compagnies utilisant des biréacteurs A330 et rappelant que, en cas de conditions météorologiques difficiles, leurs équipages doivent conserver la poussée des réacteurs et l'assiette correctes pour garder l'avion en ligne.

A ce stade de l'enquête, deux faits se dégagent : la vitesse de l'Airbus, disparu le 31 mai dans l'Atlantique sud avec 228 personnes à bord, était "erronée" et un enchaînement d'événements catastrophiques a conduit à sa désintégration en vol. Ce que confirment les messages émis automatiquement par l'appareil au cours des quatre dernières minutes de son vol, entre 23 h 10 et 23 h 14 locales (4 h 10 et 4 h 14 de Paris).

Un journal de Sao Paulo, le Jornal da Tarde, a eu connaissance de la chronologie et de la teneur de ces messages, selon lui grâce à une source proche de la compagnie française. Ces informations ont été publiées, mercredi 3 juin, par le très sérieux Estado de Sao Paulo (les deux quotidiens appartiennent au même groupe de presse).

A 23 heures, soit vingt minutes avant l'entrée prévue de l'Airbus dans l'espace aérien du Sénégal, le pilote envoie un message signalant qu'il traverse une zone de fortes turbulences, dans des cumulo-nimbus chargés d'électricité et des vents violents. Les satellites météo attestent que les vents soufflaient à 160 km/h.

Les problèmes commencent à 23 h 10 lorsqu'un message signale la déconnexion du pilote automatique. On ignore si cette opération a été effectuée par l'équipage ou si elle a été provoquée par les systèmes de sécurité. Cette déconnexion intervient, en effet, automatiquement lorsque les ordinateurs détectent une panne grave.
DES PANNES MULTIPLES

L'équipage a-t-il voulu dévier de sa trajectoire pour éviter les zones les plus dangereuses ? Si oui, l'opération s'annonçait délicate. Selon un pilote cité par l'Estado, le contrôle manuel d'un avion à haute altitude est "extrêmement difficile". Une chose est sûre : à partir de cet instant, l'Airbus est piloté manuellement.

A la même minute, un autre message informe que le "fly-by-wire", autrement dit les commandes électriques de vol qui activent les volets et les ailerons, passe sur le régime "alternative law". Cette alimentation de secours est actionnée automatiquement en cas de pannes électriques multiples. L'avion conserve alors suffisamment d'électricité pour voler, mais plusieurs systèmes de contrôle de la stabilité de l'appareil sont détériorés. Dans une telle situation, une alarme sonne pour alerter le personnel de cabine.

A 23 h 12, deux autres messages auraient signalé des pannes dans deux équipements fondamentaux, Adiru (Air Data Inertial Reference Unit) et ISIS (Integrated Standby Instruments System). Ces ordinateurs fournissent des informations capitales sur l'altitude, la vitesse et la direction du vol.

A 23 h 13, de nouveaux messages indiquent des pannes électriques dans l'ordinateur principal (Prim1) et l'auxiliaire (Sec1) de vol. L'ultime message est envoyé à 23 h 14.

Il signale : "cabine en vitesse verticale". C'est l'indice d'une dépressurisation, cause ou conséquence d'une désintégration en vol. Dans les milieux proches de l'enquête, on conteste formellement la chronologie des informations - et notamment la panne de l'Adiru et de l'ISIS au moment indiqué - tout autant que les conclusions "hâtives" qu'en tire l'Estado.

Les informations de la presse brésilienne tranchent avec la prudence affichée par le BEA français en charge de l'enquête. Lors d'un point presse, mercredi 3 juin, Paul-Louis Arslanian, directeur général du Bureau, a insisté sur les difficultés de l'enquête qui "venait seulement de commencer et ne sera pas facile". Il a ajouté : "Nous avons déjà rassemblé beaucoup d'éléments." Il a, par exemple, confirmé l'émission de messages automatiques durant environ trois minutes avec "une grande concentration de messages sur une minute".

Ces messages, a ajouté M. Arslanian, "donnent des indications. Reste à les comprendre et à les mettre en perspective". Quant aux deux "boîtes noires" qui contiennent les conversations de l'équipage et les paramètres du vol, M. Arslanian n'est pas "d'un optimisme total sur une éventuelle récupération", mais le BEA a "déjà travaillé sans enregistreurs", précise-t-il. Un premier rapport devrait être rendu à la fin du mois de juin.

François Bostnavaron, Alain Faujas et Jean-Pierre Langellier (à Rio de Janeiro)
Article paru dans l'édition du 05.06.09.
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OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTE

Vol AF447 : le parquet ouvre une information judiciaire pour homicides involontaires
Le procureur de la République de Paris a ouvert, vendredi 5 juin, une information judiciaire contre X... sur la disparition de l'Airbus A330 d'Air France entre Rio de Janeiro et Paris pour "homicides involontaires", a annoncé le parquet. L'enquête a été confiée à la juge d'instruction Sylvie Zimmerman. Des membres des familles de deux des victimes avaient déposé plainte à Paris pour ce même motif après leur audition par les gendarmes, jeudi et vendredi.

Le parquet avait ouvert une enquête préliminaire mardi soir dans cette affaire, tout en annonçant qu'une information judiciaire serait "rapidement ouverte".

L'information judiciaire a été privilégiée car "il va y avoir de nombreuses commissions rogatoires internationales à lancer, [des enquêtes à effectuer à l'étranger] et [qu'il y a ] de nombreuses victimes", a-t-on expliqué au parquet.

Un courrier doit par ailleurs être envoyé à chacune des familles des 228 victimes "afin des les informer de cette procédure pénale, de la désignation d'associations d'aides aux victimes et de l'engagement de la procédure civile appropriée auprès du tribunal de grande instance de Paris", ajoute le parquet. Un autre courrier de la section civile du parquet sera également envoyé aux familles afin de leur "donner tous les renseignements utiles sur cette procédure civile", ajoute le parquet, qui invite les familles à joindre la section civile du parquet au 01-44-32-67-00 ou au 01-44-32-57-04.

MORIN : "ON N'A PAS LE DROIT D'EXCLURE LE TERRORISME"

Plus tôt dans la journée, le Bureau d'enquêtes et d'analyses (BEA) a annoncé que l'enquête sur l'accident a permis d'établir, "à partir de l'exploitation des messages automatiques transmis par l'avion, l'incohérence des différentes vitesses mesurées". L'avion possède différents calculateurs afin de mesurer la vitesse et "il s'avère qu'il y avait une incohérence entre ces vitesses" mesurées, a expliqué le BEA. L'information publiée par Le Monde, selon laquelle Airbus allait publier une "recommandation" destinée aux compagnies aériennes exploitant des A330 pour leur rappeler la nécessité de maintenir vitesse et assiette de l'appareil dans la traversée de turbulences, a suscité un vif débat entre Air France, le BEA et Airbus, retardant de quelques heures ou de quelques jours cette publication.

Jeudi, les enquêteurs avaient déterminé que les débris récupérés dans l'Atlantique par des secouristes brésiliens ne provenaient pas de l'Airbus et qu'il s'agissait d'une pièce en bois. A Paris, le secrétaire d'Etat aux transports, Dominique Bussereau, a appelé une nouvelle fois à la prudence sur les données de l'enquête et indiqué que la priorité était la recherche des boîtes noires. "L'objectif principal, c'est de mettre la main sur ce qu'on appelle les boîtes noires, les enregistreurs de vol", a-t-il dit sur RTL. Alors que l'hypothèse terroriste avait été écartée par les autorités, le ministre de la défense, Hervé Morin, a maintenu, vendredi "qu'on 0n'avait pas le droit d'exclure le terrorisme". M. Morin a par ailleurs confirmé qu'un sous-marin nucléaire, le SNA Emeraude, avait été mobilisé pour participer aux recherches.

Dans la zone de la catastrophe, onze avions de l'armée de l'air brésilienne quadrillent toujours près de 6 000 km2, à partir d'une base située dans les îles de Fernando de Noronha, au large des côtes du nord-est du Brésil. En mer, trois navires de guerre brésiliens passent au peigne fin le secteur présumé de la catastrophe. Mais les recherches sont retardées par les mauvaises conditions météorologiques, selon les responsables brésiliens, qui se concentrent sur les zones "où les conditions météorologiques sont meilleures".

L'incertitude demeure autour des causes de la disparition du vol AF477
L'enquête sur les causes de la disparition du vol 1F447 d'Air France est en pleine confusion, remarque un blogueur suivant de près le transport aérien. Un commandant de bord de la compagnie espagnole Air Comet qui volait entre Lima et Madrid, non loin de la zone du crash du vol Rio-Paris d'Air France, indique avoir vu un "intense éclat de lumière blanche", rapporte, jeudi 4 mai, le quotidien El Mundo. Le commandant du vol 974 d'Air Comet a transmis son rapport à la direction de sa compagnie, laquelle a transmis l'information à Air France, Airbus et à la Direction générale de l'aviation civile espagnole. "Soudain, nous avons observé au loin un éclat fort et intense de lumière blanche, qui a suivi une trajectoire descendante et verticale et qui s'est dissipé en six segments", écrit le pilote. Le co-pilote ainsi qu'une passagère ont vu la même chose, selon le journal.

A ce moment, l'avion d'Air Comet se trouvait en latitude à 7 degrés au nord de l'équateur et en longitude à 49 degrés ouest tandis que la position estimée du vol Rio-Paris était sur l'équateur et à 30 degrés ouest, selon El Mundo. "Compte tenu de la coïncidence en termes d'heure et de lieu, je porte à votre connaissance ces éléments pour qu'ils puissent être, éventuellement, utiles à l'éclaircissement des faits", écrit le pilote dans son rapport dont a eu connaissance El Mundo. Le journal écrit que "le rapport du pilote met sur la table une des hypothèses écartées comme cause de l'accident : l'explosion d'une bombe à bord de l'avion". "Toutefois, poursuit El Mundo, les six derniers messages d'alerte émis par l'Airbus au centre de maintenance d'Air France à Paris," indiqueraient plutôt un enchaînement de type "situation upset" où "le pilote perd le contrôle de l'avion par des pannes dans les équipement de navigation" en raison de "graves turbulences". Le journal fait référence à six messages d'alerte automatiques qu'aurait envoyés l'Airbus juste avant de s'abîmer en mer.

Plusieurs débris, dont une pièce "apparemment métallique" de 7 mètres de diamètre, ont déjà été repérés par des avions brésiliens. Les recherches se concentrent sur un rayon de 200 km à partir de la dernière localisation de l'Airbus, indiquait, mercredi 3 mai, le ministre brésilien de la défense, Nelson Jobim, soulignant qu'"aucun corps n'a été trouvé et qu'on n'a vu aucun indice de survivants". José Carlos Pereira, ancien directeur de l'Autorité aéroportuaire brésilienne Infraero, a dit "continuer de penser que de violentes turbulences ont infligé à l'avion des dégâts structurels". "Sa chute a été localisée, mais sa destruction a été totale" .
Un avion radar brésilien a repéré des débris éparpillés sur plus de 90 km dans l'Atlantique. Cette découverte renforcerait l'hypothèse qu'il se soit brisé en plein vol. Le ministre brésilien de la défense estime que la présence de nappes de carburant dans l'eau écarte a priori la piste d'une explosion en vol, ce qui couperait court aux spéculations sur un attentat à la bombe. "Si nous avons des nappes de carburant, c'est qu'il n'a pas brûlé", affirme le ministre. Une source proche de l'enquête, citée par le Figaro , jeudi, évoque la piste d'une désintégration en vol, compte tenu de la dispersion des fragments "sur une distance de plus de 300 km".

Paul-Louis Arslanian, président du BEA (Bureau d'enquêtes et d'analyses) a prévenu, mercredi, que la dispersion des éléments ne pouvait être interprétée pour le moment. "Si nous avions une grande dispersion, il peut y avoir plusieurs explications", a-t-il dit. "Cela fait quelques jours que l'accident a eu lieu et il y a des courants et du mauvais temps qui peut amener des dispersions." Experts et responsables politiques prévoient une enquête longue et difficile, que les boîtes noires de l'Airbus A330 soient ou non retrouvées. "Je ne suis pas d'un optimisme total, on ne peut pas exclure qu'on ne retrouve pas les enregistreurs", rappelait le président du BEA. Les enregistreurs de vol peuvent être éparpillés n'importe où au fond de l'Atlantique, à des profondeurs variant entre 2 et 3000 mètres. Dans ces zones, les variations de température et de salinité peuvent limiter l'efficacité des robots de recherche et réduire la portée des signaux émis pendant 30 jours par les boîtes noires.

Le Brésil mène des opérations de recherche à partir de Fernando de Noronha, archipel volcanique peu peuplé et réserve naturelle au large de ses côtes nord-est. Les Brésiliens ont mobilisé onze avions de l'armée de l'air, et, outre quatre navires de la marine, un tanker pour les opérations de récupération qui selon Jobim se dérouleront dans un rayon d'environ 190 km. Des équipements de recherche français capables de descendre jusqu'à 6 000 mètres de fond doivent arriver dans le secteur d'ici à une semaine.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

PAPY: UMA FIGURA EXTRAORDINÁRIA; UM PROFESSOR INCOMPARÁVEL!

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BRAVO - ÉCOLE INTERNATIONALE DE LANGUES

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OUTRO MOMENTO DA FESTA OFERECIDA À COLEGA HELENA

AQUI, A ANIVERSARIANTE (de frente) CANTA FELIZ O TRADICIONAL "PARABÉNS PRA VOCÊ" (FÉLICITATIONS).
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MAIS UM MOMENTO MARCANTE DO ANIVERSÁRIO DA COLEGA HELENA

O PROFESSOR E DIRETOR-PRESIDENTE DA BRAVO ÉCOLE INTERNATIONALE DE LANGUES, PAPA SINGANE PAPY, E A ANIVERSARIANTE HELENA, NUMA FOTO PARA A POSTERIDADE.
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UMA FOTO ESPECIAL PARA UM MOMENTO ESPECIAL: CAMILO E PAPY

CAMILO É UMA FIGURA IMPORTANTE PARA O PERFEITO FUNCIONAMENTO DO BRAVO ÉCOLE INTERNATIONALE DE LANGUES. AQUI, ELE MARCA PRESENÇA AO LADO DO PROFESSOR PAPA SINGANE PAPY.
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MAIS UMA FOTO DO MOMENTO FESTIVO

AQUI, O GRUPO FEMININO: GABRIELE, ÁUREA, SIRLENE, NEUSA, HELENA E SÔNIA, COM O PROFESSOR PAPY (agachado), PRESTIGIANDO A ANIVERSARIANTE HELENA (a penúltima da esquerda para a direita), EM MAIS UM DESCONTRAÍDO MOMENTO DA COMEMORAÇÃO.
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ALUNOS DA BRAVO ÉCOLE INTERNARTIONALE DE LANGUES COMEMORAM ANIVERSÁRIO DA COLEGA HELENA

ALUNOS DA BRAVO ÉCOLE INTERNATIONALE DE LANGUES POSANDO COM O PROFESSOR PAPY (último da direita) NO ANIVERSÁRIO DA COLEGA HELENA. NA FOTO: ADALBERTO, GABRIELE, ÁUREA, SIRLENE, NEUSA, HELENA, SÔNIA E PAPY. (Foto tirada por Camilo)
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O QUE O JORNAL "LE MONDE" DIZ SOBRE O ACIDENTE DO AIRBUS DA AIR FRANCE


MATÉRIA NO JORNAL « LE MONDE » SOBRE A QUEDA DO AIRBUS A447 DA AIR FRANCE

Les restes de l'Airbus d'Air France ont commencé, jeudi 4 juin, à être récupérés dans l'océan Atlantique, a annoncé un porte-parole de l'armée de l'air brésilienne, en précisant qu'ils seraient expédiés en France, dont les autorités sont chargées de l'enquête sur la tragédie du vol Rio-Paris. Un premier fragment, un bout de la soute de bagages, a été récupéré par un hélicoptère à 550 kilomètres au nord-est de l'archipel Fernando de Noronha et transporté vers la ville de Recife, pour être examine. S'il y avait des survivants, ces derniers se trouveraient forcément à proximité des débris, a souligné le porte-parole de l'armée. "Dans ce cas, nous avons des hélicoptères capables d'envoyer des parachutistes avec des équipements de survie", a-t-il indiqué. La direction d'Air France a néanmoins prévenu les familles des victimes qu'il n'y avait "aucun espoir" de retrouver des survivants.

Les dirigeants d'Air France ont expliqué aux familles que "l'avion n'avait pas pu amerrir", qu'il s'était "désintégré soit en l'air soit au contact de l'eau" et donc, "qu'il n'y avait aucun espoir qu'il y ait des survivants", a-t-il encore rapporté. Ces débris devraient permettre aux enquêteurs de progresser dans l'explication des causes de l'accident, alors que les hypothèses se sont multipliées ces dernières heures.

"TROP D'INFORMATIONS, DANS TOUS LES SENS"

Le Monde avance que la vitesse de l'Airbus A330 était "erronée" et qu'un "enchaînement d'événements catastrophiques" a conduit à sa désintégration en vol. Deux quotidiens brésiliens, O Globo et O Estado ont, de leur côté, annoncé avoir eu la teneur des messages émis automatiquement par l'avion et qui feraient apparaître une succession de pannes lors de la traversée d'une forte zone de turbulences. Le quotidien espagnol El Mundo cite, pour sa part, le témoignage d'un pilote espagnol disant avoir vu "un intense éclat de lumière blanche qui a suivi une trajectoire descendante et verticale et qui s'est dissipé en six secondes", près de la zone supposée et à l'heure du crash du vol Rio-Paris d'Air France.

Le journal espagnol estime que "le rapport du pilote met sur la table une des hypothèses évoquées comme cause de l'accident : l'explosion d'une bombe à bord de l'avion". "Toutefois, poursuit El Mundo, les six derniers messages d'alerte émis par l'Airbus au centre de maintenance d'Air France à Paris", indiqueraient plutôt un enchaînement de type "situation upset" où "le pilote perd le contrôle de l'avion par des pannes dans les équipement de navigation" en raison de "graves turbulences".
Des éléments accréditeraient la thèse de l'explosion en vol de l'Airbus mais, la veille, le ministre brésilien de la défense, Nelson Jobim, a déclaré que la présence de nappes de carburant dans l'eau écartait a priori cette piste. Le président du Bureau d'enquêtes et d'analyses (BEA) a jugé qu'il était "prématuré" de se concentrer sur une quelconque piste, cinq jours après la catastrophe. Il a estimé qu'il y avait "beaucoup trop d'informations, dans tous les sens, qui sont plus ou moins vraies, plus ou moins validées avec des extrapolations, des tentatives d'explication".

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O QUE DIZ A IMPRENSA FRANCESA SOBRE O ACIDENTE COM O AIRBUS DA AIR FRANCE

Des employés de la compagnie Air France assistent sur le parvis de Notre-Dame
à la cérémonie oecuménique, le 3 juin 2009. (Photo: Reuters)

O QUE DIZ A IMPRENSA FRANCESA SOBRE O ACIDENTE COM O AIRBUS A 330 DA AIR FRANCE

L'ADIEU AUX DISPARUS.

(Article publié le 03/06/2009 Dernière mise à jour le 03/06/2009 à 20:08 TU)

Un hommage solennel a été rendu aux victimes de l’Airbus d’Air France disparu au-dessus de l’Atlantique. Une cérémonie œcuménique a été célébrée pour les familles et les proches des passagers du vol Rio-Paris à Notre-Dame de Paris, en présence de très nombreuses personnalités politiques, à commencer par le chef de l’Etat, Nicolas Sarkozy, et le Premier ministre François Fillon. Les anonymes aussi étaient venus très nombreux. Une autre cérémonie a eu lieu à la mosquée de Paris.

AVEC NOTRE ENVOYÉ SPÉCIAL SUR LE PARVIS DE NOTRE-DAME,YANN AMEDRO.

Une heure avant le début de la cérémonie, la foule se pressait déjà sur le parvis de Notre-Dame, des badauds, des voisins, de simples touristes dont certains ignoraient même la nouvelle de l’accident.

Deux entrées étaient réservées aux familles des disparus et au personnel d’Air France venu en très grand nombre, en uniforme bleu, rendre hommage aux 12 membres d’équipage de l’Airbus. Certains n’ont même pas pu entrer dans la cathédrale et ont suivi la célébration sur des haut-parleurs. Ils s'étaient groupés, souvent main dans la main, silencieux, la grande famille de la compagnie aérienne entièrement solidaire comme l’a confié un steward très ému. Le chœur d’Air France a d’ailleurs interprété plusieurs chants au cours de la cérémonie.

La cérémonie a duré une heure et quart et a commencé par un message de condoléances du pape Benoît XVI lu par l’archevêque de Paris, Mgr Vingt-Trois, avant la lecture d’un extrait du Petit Prince de Saint-Exupéry, aviateur lui aussi disparu en mer.
Deux cent vingt-huit bougies ont ensuite été allumées par les proches des disparus, une pour chaque passager.

La célébration fut aussi interreligieuse. Le grand rabbin et le président du Conseil français du culte musulman ont lu des prières. L’hommage s’est terminé par un poème du Brésilien Ademar de Barros, lu en français et en brésilien, les deux nationalités les plus touchées par ce drame aérien.

Parmi les 228 personnes victimes du crash de l'Airbus A330 d'Air France, se trouvaient plusieurs personnes de confession musulmane, originaires du Maroc, du Liban et de Gambie. En hommage à leur mémoire et à leurs familles, le recteur de la grande mosquée de Paris a récité « la prière de l'absent » à l'occasion d'une autre cérémonie, plus intimiste.

AVEC NOTRE ENVOYÉE SPECIALE À LA MOSQUÉE DE PARIS, ANNE-CLAIRE BULLIARD.

Parmi les fidèles, une femme brune aux yeux clairs. Elle travaillait avec un médecin marocain disparu dans l’accident : « J’ai demandé à la personne responsable de la mosquée si je pouvais venir me recueillir en pensant bien fort à lui. C’est très important, car c’était quelqu’un de très croyant ».

Pour les fidèles qui viennent chaque jour à la mosquée, l’heure était également au recueillement et une pensée particulière allait aux victimes du drame : « C’est une façon de dire aux familles des victimes qu’on est solidaires, que c’est très triste pour eux comme pour nous. On vient de perdre des humains, c’est-à-dire qu’il n’y a pas de mots pour expliquer, c’est douloureux. C’est la vie ».

Un moment auquel s’est associé également le président du Conseil français du culte musulman, Mohammed Moussaoui : « Face à ces douleurs immenses, à ces moments d’impuissance, seuls le silence et le recueillement peuvent nous aider à continuer, à rester debout, à vivre ».

Après cet hommage, le recteur de la mosquée de Paris, le président du CFCM ainsi que le consul du Maroc se sont rendus à Notre-Dame de Paris pour la cérémonie œcuménique.

LES AVIONS ET LA FOUDRE. (Par Zephyrin Kouadio) 03/06/2009

« L’appareil a disparu dans une zone située à proximité de la ligne de l’équateur et baptisé « pot au noir ». Dans cette zone bien connue des marins et des aviateurs, la violence des turbulences peut provoquer de graves dommages à des appareils pourtant conçus pour résister à des chocs très importants. »

Après la disparition inexpliquée, le 1er juin, de l’Airbus A330 d’Air France avec 228personnes à bord, les recherches sont toujours en cours et le foudroiement est présenté comme l’explication la plus plausible. Mais les recherches sont toujours en cours et la compagnie reste prudente et penche pour un scénario plus nuancé.

ACIDENTE AÉREO MATA 228 ENTRE TRIPULANTES E PASSAGEIROS

Este é um Airbus 330-200. Modelo semelhante da Air France, decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com destino a Paris, desaparecendo com 216 passageiros e 12 tripulantes.

AIRBUS ENVIOU SINAIS AUTOMÁTICOS DE PANE POR 4 MINUTOS

Quatro minutos se passaram desde os primeiros sinais de problemas elétricos no avião da Air France que fazia o voo 447, até o desaparecimento da aeronave nas águas do Oceano Atlântico, com 228 pessoas a bordo. O Airbus A330 enfrentou, entre as 23h10 e as 23h14 (horários de Brasília), uma sequência de falhas elétricas e de equipamentos fundamentais ao voo, que levaram à perda dessas informações na cabine de comando.
Parte dessas mensagens foi obtida pelo Jornal da Tarde com uma fonte da companhia.
O jato enviou pelo menos seis mensagens escritas automatizadas aos computadores da Air France, em tempo real, pelo sistema Acars (Sistema de Comunicação e Informação). Os comunicados foram traduzidos por um comandante de Airbus e mostram que o jato alertou sobre a perda de sistemas e tentativas de correção dos parâmetros eletrônicos, que entraram em pane generalizada. Falharam sistemas de referência como o Adiru (unidade que informa dados como altura e velocidades vertical, no ar e proa) e houve falha elétrica no computador principal de voo, entre outros sistemas.
Uma linha elétrica secundária chegou a assumir o comando da rede de cabos elétricos que enviam sinais para movimentar as superfícies de comando do jato - sem o que o controle do avião é virtualmente impossível. Os registros Acars começam às 23 horas, quando o comandante enviou uma mensagem manual informando sobre uma área de forte turbulência acima de nuvens de chuva carregadas de eletricidade e com fortes ventos. Dez minutos depois, outro comunicado indicava que o piloto automático havia sido desconectado. Às 23h10, surgem os primeiros indícios de problemas elétricos, apontando falha no sistema principal de energia elétrica e desvio de potência para manter a navegabilidade. Nos próximos dois minutos, ao menos dois relatos eletrônicos informaram falhas nos sistemas de coleta e exibição de informações de voo. Às 23h13, falharam o computador primário de voo e um sistema auxiliar, responsável por comandar partes móveis da asa. Às 23h14, houve aumento na "velocidade vertical da cabine". Segundo afirmação de alguns pilotos, isso pode indicar despressurização ou até que, a essa altura, o A330 já estivesse em queda. As informações são do Jornal da Tarde.

DEZENOVE FRANCESES QUE ESTAVAM NO AF 447 GANHARAM VIAGEM COMO PRÊMIO

Dez funcionários de empresa do setor elétrico francesa estavam no Airbus, outros nove eram acompanhantes. Entre os passageiros do voo AF 447 da Air France que desapareceu na segunda-feira estavam dezenove franceses, que tinham viajado ao Rio de Janeiro por conta de prêmios distribuídos por uma empresa do setor elétrico.
O avião desapareceu com 228 pessoas a bordo, entre eles 61 franceses, segundo a companhia aérea. Dez eram empregados da CGED e nove eram acompanhantes dos vendedores premiados, afirmou à BBC Brasil Laurent Bouveresse, diretor-geral da companhia, situada em Limoges, no sudoeste da França. "Pensamos que o Rio de Janeiro era uma bela recompensa para os melhores vendedores da região", disse Bouveresse.
A empresa não tem atividades no Brasil. Os franceses da companhia CGED, distribuidora de materiais elétricos, embarcaram para o Rio de Janeiro na quinta-feira passada e passaram quatro dias na cidade. No grupo de funcionários, estavam nove vendedores que haviam recebido o prêmio e um diretor da empresa em Limoges.
Os empregados premiados, com idades entre 25 e 35 anos, trabalham em diferentes agências da companhia espalhadas pelo sudoeste da França. A empresa instalou um centro de atendimento aos parentes e pessoas próximas aos funcionários que viajavam no voo da Air France. "Foi um grande choque quando soube do desaparecimento do avião. É impossível descrever os sentimentos", afirmou Bouveresse.

VOO AF 447: PASSAGEIRA ESPANHOLA VOLTAVA DE LUA DE MEL EM VOO DIFERENTE DO MARIDO.
CATALÃ PLANEJAVA VISITAR FAMÍLIA E SE SEPAROU DO MARIDO NO AEROPORTO TOM JOBIM.

Uma espanhola que estava entre os passageiros do voo AF 447, que desapareceu sobre o Oceano Atlântico estava voltando de viagem de lua-de-mel em voo separado do marido.
Por uma mudança de última hora, a catalã Anna Negra, de 28 anos, acabou se despedindo do marido no aeroporto Tom Jobim porque ambos pegaram voos diferentes.
Apenas dois espanhóis estavam entre as 228 pessoas a bordo do avião desaparecido. O outro é Andrés Suarez Montes, 38, de Sevilha, que deixava a América do Sul depois de uma temporada trabalhando como engenheiro de uma petroleira multinacional. Era sua despedida da região, uma vez que voltaria a morar na Europa.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Espanha, que localizou os parentes de ambos passageiros, disse que a tragédia do voo desaparecido "destroçou duas famílias que estão sob estado de choque". A consultora Anna Negra se casou no dia 6 de maio com o também espanhol Javier Álvarez. Logo após a festa de casamento eles viajaram para uma lua-de-mel de três semanas no Brasil e deveriam voltar juntos para Dubai, nos Emirados Árabes, onde moravam. Mas Anna decidiu mudar a passagem dias antes do voo e visitar a família na Espanha (com escala prévia em Paris) e só depois seguir para Dubai. O casal se despediu no aeroporto Tom Jobim na tarde de domingo, quando os dois embarcaram em voos diferentes. Javier ficou sabendo do desaparecimento do avião francês através de amigos espanhóis que o esperavam no saguão do aeroporto de Dubai na segunda-feira. Já o engenheiro Andrés Suarez Montes, casado com uma venezuelana, morava em Caracas e fazia a mudança da América do Sul porque a companhia de petróleo em que trabalhava o transferiu para a França. A família do engenheiro o esperava em Sevilha com a esposa, que não pegou o mesmo voo. Ela ainda mantém a esperança de encontrar o marido com vida.

Apesar das perspectivas negativas da Air France, que notificou em um comunicado que não há esperanças de localizar o avião desaparecido, os parentes de Montes "se agarram à mínima hipótese de que os passageiros sejam encontrados", disse o porta-voz do Ministério à BBC Brasil. No total, segundo a Air France, o Airbus A330 levava 216 passageiros, sendo 58 brasileiros, 61 franceses e 97 de mais 30 diferentes nacionalidades, além da tripulação de 12 pessoas.

EXECUTIVO E FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DO RIO ESTAVAM NO VOO AF 447.

SÃO PAULO (Reuters) - O avião da Air France que está desaparecido levava a bordo executivos de empresas e um funcionário da prefeitura do Rio de Janeiro.
O presidente do Conselho de Administração da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), Erich Heine, estava no avião, segundo informou uma fonte da empresa nesta segunda-feira. A CSA é uma joint-venture entre a ThyssenKrupp e a Vale.
A Michelin, fabricante francesa de pneus, também informou que o chefe de operações da empresa para América Latina, Luis Roberto Anastacio, estava no voo.
No Rio de Janeiro, a Prefeitura da cidade disse que Marcelo Parente Gomes de Oliveira e sua mulher, Marcele, viajavam a lazer no avião da companhia francesa. Parente é chefe de gabinete do prefeito Eduardo Paes (PMDB). O voo AF 447, que fazia o trajeto do Rio de Janeiro a Paris, desapareceu com 228 pessoas a bordo. A aeronave, um Airbus A 330-200, deixou o Rio às 19h de domingo e tinha previsão de chegar à capital francesa às 6h15 (horário de Brasília) desta segunda-feira.

VOAR EM TEMPESTADES É TEMIDO E EVITADO, DIZEM OS PILOTOS.

AMSTERDÃ/PARIS (Reuters) - Pilotos de avião são conhecidos por aparentarem calma e confiança, mas quando o assunto é voar em tempestades, eles tendem a ter uma reação diferente: evitar é a ordem. Especialistas em aviação debatem se um raio ou uma turbulência podem ter causado, na segunda-feira, a queda do voo 447 da Air France no oceano Atlântico. A aeronave, um Airbus A330, levava 228 pessoas.

A Força Aérea Brasileira informou nesta terça-feira, dia 2, que seus aviões detectaram destroços a aproximadamente 650 quilômetros a nordeste da ilha de Fernando de Noronha, mas disse que não é possível afirmar se seriam partes da aeronave desaparecida. Dois pilotos veteranos entrevistados pela Reuters, disseram que tentariam se desviar ao máximo de uma tempestade, ainda que os aparelhos modernos sejam desenhados para lidar com as tormentas.

"Meu recorde pessoal foi um desvio de quase 300 milhas náuticas só para circunavegar uma grande área de chuvas ao longo do oceano Atlântico, perto da Flórida", disse Evert van Zwol, presidente da Associação Holandesa de Pilotos.

O A330, que voava do Rio de Janeiro a Paris, passou por forte turbulência cerca de quatro horas após a decolagem, e aproximadamente 15 minutos depois disso, enviou uma mensagem automática de problemas elétricos. Desapareceu pouco depois de ter tido de voar por uma faixa de turbulência e tempestades frequentes no Equador.

"Você não passa por esse tipo de clima de forma leve. É desagradável para os passageiros e pode ser alarmante para nós", disse Tim Armstrong, ex-comandante de um 747 da Singapore Airlines. "Voar sobre uma dessas tempestades é muito alarmante, especialmente naquela parte onde as nuvens estão muito altas e ativas. Há muita névoa e pressão para cima, então você tenta fazer o máximo para não ir lá."

Van Zwol, que pilotou jatos 747-300 e 777 da Boeing por 20 anos para a Royal Dutch KLM, linha aérea irmã da Air France, falou que os comandantes são treinados para fazer o que for preciso para evitar tempestades com raios. "Eu acho que a maioria dos pilotos, quando perguntada, vai confirmar que é muito improvável voar sobre uma tempestade com raios", disse Van Zwol. "Se você passar por uma turbulência severa, e todos nós já sentimos isso uma vez pelo menos, é muito desconfortável. É difícil de ler os instrumentos", acrescentou.

AMEAÇA INVISÍVEL

A turbulência é invisível, e por isso os pilotos precisam confiar em algumas técnicas de detetive com o que podem ver no radar. "Se há uma linha (de nuvens de tormenta) você geralmente vai onde haja um buraco nessa linha. Mas o radar só detecta vapor de água. Ele não pode ver a turbulência, então você precisa inclinar o radar para detectar o vapor nas nuvens", disse Armstrong. "À noite, isso é muito importante, porque você não vê nada das nuvens."

O avião da Air France desapareceu de madrugada, às 5h14 (horário de Brasília), e se supõe que tenha caído. Foi o maior desastre para a Air France nos 75 anos de história da empresa, e o pior acidente já registrado com um A330, modelo fabricado pela unidade da EADS Airbus.

Especialistas dizem que acidentes causados por turbulência ainda são raros.
Dos 14.220 incidentes registrados pela Aviation Safety Network (Rede de Segurança Aérea, http://www.aviation-safety.net) desde 1943, 73 foram atribuídos a turbulências ou ao vento. Acidentar-se durante o voo de cruzeiro também é incomum. De acordo com a Boeing, 9 por cento dos acidentes fatais entre 1998 e 2007 aconteceram nessa etapa do voo.

"Se por algum motivo você entra em uma tempestade com raios ou em uma área de turbulência, há procedimentos que indicam como se deve conduzir a aeronave", disse van Zwol. Inclusive o ajuste a uma "velocidade de penetração na turbulência", na qual o avião está melhor preparado para enfrentar essas condições. Mas mesmo com todo o treinamento e toda a engenharia moderna, quando chega uma turbulência os pilotos simplesmente preferem tomar outro caminho. "Sempre fazemos tudo o que é possível para evitar uma situação como essa", disse van Zwol.

NAVIO MERCANTE SE APROXIMA DE DESTROÇOS VISTOS PELA FAB-MARINHA.

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um navio mercante holandês vai chegar, entre 12h e 12h30 desta terça-feira, ao local onde a Força Aérea Brasileira (FAB) avistou destroços durante buscas do avião da Air France desaparecido no oceano Atlântico, informou a Marinha. "Um navio mercante holandês está a 35 quilômetros do local. Deve chegar por volta de 12h e 12h30 (hora de Brasília)", disse à Reuters o capitão-tenente da Marinha, Henrique Afonso, do 3o Distrito Naval em Natal. A FAB informou mais cedo que aviões em operação de busca do voo AF 447, desaparecido desde domingo com 228 a bordo, visualizaram peças metálicas e não-metálicas, incluindo poltronas, e vestígios de óleo a aproximadamente 650 quilômetros a nordeste de Fernando de Noronha. A Aeronáutica disse que ainda não é possível afirmar que os destroços são do Airbus A330 desaparecido.

O capitão-tenente da Marinha disse que três navios mercantes foram identificados em rota comercial próximo ao local onde se acredita que o avião da Air France tenha desaparecido, de acordo com sua localização quando realizou o último contato quatro horas após decolar. "A embarcação holandesa é a mais próxima, a 35 quilômetros do local determinado pela FAB. Um está a mais ou menos 70 quilômetros e o outro a 90 quilômetros", afirmou.

A Marinha solicitou às três embarcações que alterassem suas rotas para procurar por sobreviventes do voo Rio-Paris que decolou no domingo e desapareceu após fazer contato pela última vez com as autoridades brasileiras após passar por Fernando de Noronha. "Navios mercantes têm uma função específica de recolher sobreviventes, mas podem também nos passar informações se avistarem algum destroço", disse o capitão-tenente.

Três navios da Marinha partiram na segunda-feira para ajudar nas buscas pelo avião. O primeiro a chegar será o navio patrulha Grajaú, com previsão de chegada à área onde foram vistos os destroços às 11h (horário de Brasília) de quarta-feira.
A corveta "Caboclo" e a fragata "Constituição" chegarão na quarta-feira. Outras duas embarcações da Marinha (uma fragata e um navio-tanque) partirão nesta terça-feira, dia 2, do Rio de Janeiro também para o local onde se concentram as buscas.
A Força Aérea Brasileira tem 10 aeronaves disponíveis nas ações de busca e resgate do Airbus A330.