sexta-feira, 31 de julho de 2009

O PARDAL E O ROUXINOL (Fábula)

O PARDAL E O ROUXINOL
Era uma vez um rouxinol, que cantava tão bem, que chegou a despertar a atenção dos chamados colecionadores de pássaros. Ele passou a ser perseguido de forma tão ferrenha que chegava a parar de cantar e a se esconder com a aproximação do seu perseguidor.
Os dias passaram e, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, o rouxinol acabou caindo nas armadilhas preparadas pelo algoz visitante. E lá foi ele calado e cabisbaixo apenas com uma certeza: seria o mais novo “hóspede” daquele ingrato colecionador.
A nova residência do rouxinol era uma verdadeira mansão, que passou a ser visitada pelos mais íntimos amigos do orgulhoso caçador, a fim de ouvir as lindas melodias interpretadas com tanta perfeição pelo novo “hóspede”.
Era tão belo o cântico do rouxinol, que chegou a chamar a atenção de um pardal que vivia na redondeza que, de longe e sem ser visto, resolveu fixar residência numa árvore próxima à “residência” do novo “Caruso”.
Os dias passavam e, não mais resistindo ao cântico do rouxinol, o pardal resolveu se aproximar mais, até que foi notado pelo rouxinol, que o convidou a ficar mais próximo. O convite foi aceito de imediato e os dois tornaram-se grandes amigos.
Com o olhar entristecido, o pardal desabafou:
- Você canta muito bem. Como eu queria ter uma voz assim, afinada e admirada por todos! Eu fico aqui observando quantas pessoas famosas vêem te ouvir!
Vendo a tristeza estampada no olhar de seu amigo, o rouxinol respondeu:
- Você está enganado, amigo! Você é um sortudo! Por não ter uma linda voz, ninguém lhe persegue! Você é livre e deve dar graças a Deus por isso!
- Mas você vive numa gaiola de ouro, toma água mineral, come comidas selecionadas e é admirado por todos. Mas eu, ao contrário, vivo mendigando os restos de comidas que os homens lançam ao relento!
Mais uma vez o rouxinol respondeu:
- Veja você, amigo pardal, mesmo assim, eu preferia ser livre, viver de árvore em árvore, comer as migalhas espalhadas na relva e beber as águas dos córregos. Assim, eu seria bem mais feliz!
- Eu lhe entendo, amigo rouxinol, mas fique sabendo que, por não ter um canto bonito, ninguém se importa comigo. Assim, eu vivo fugindo para não ser alvo de meninos perversos que me caçam apenas pelo simples prazer de matar. Afinal, quem choraria a minha morte?
O rouxinol olhou para o pardal e, como se estivesse pensando na situação, respondeu:
É, amigo pardal! Cheguei à conclusão de que cada um de nós vive problemas diferentes! É como dizem os humanos “se correr o bicho pega; se ficar, o bicho come!”
MORAL DA HISTÓRIA: Cada um em seu canto, chora o seu pranto.
(Adalberto Claudino Pereira)

sábado, 25 de julho de 2009

MOMENTOS INESQUECÍVEIS - PARTE 2

Este é um momento que jamais esquecerei. Tudo aconteceu no dia 03/06/1995, na cidade de Araripina, Pernambuco. Eu e minha esposa Cleide dávamos um largo passo para uma vida cheia de felicidades.
Depois do "SIM", é o momento de estarmos juntos aos amigos que prestigiaram aquele inesquecível acontecimento. É claro que o bolo também mereceu destaque!

MOMENTOS INESQUECÍVEIS - PARTE 1

HÁ MOMENTOS QUE NÃO PODEMOS E NEM DEVEMOS ESQUECÊ-LOS, PRINCIPALMENTE QUANDO ELES ENVOLVEM PESSOAS QUERIDAS, QUE MARCARAM A NOSSA VIDA E ESTÃO GUARDADAS PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES.
Aqui está um momento que guardamos com saudades: o casamento do casal Valdemar Florentino de Sousa Irmão e Louraci Pereira Freitas. Eu tive a felicidade de estar presente a este acontecimento que marcou o início de uma vida feliz desses amigos que guardo no coração.
Aqui, o casal em outra foto, sempre refletindo a felicidade que sentiam naquele momento, felicidade esta que vivem até hoje. Valeu, Sousa! Valeu, Louraci! Que Deus continue abençoando esta ´linda e maravilhosa família! E que vocês continuem sempre olhando para o alto!
Esta é uma foto recente, datada de 21/06/2009, onde meu amigo Sousa Irmão mostra um dos muitos momentos de alegria. Ele sempre está assim: cheio de vida e com este sorriso no rosto. É um amigo incomparável!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

MEDICINA EM FOCO - PARTE 7 - A BURSITE

(Clique na imagem para vê-la ampliada).
(Clique na imagem para vê-la ampliada).

A BURSITE

De acordo com o ponto de vista ortopédico, a BURSITE é um processo inflamatório da BOLSA SEROSA conhecida como BURSA, que se encontra em diversas articulações do corpo, e não somente no ombro, como muitos pensam. Por sinal, os problemas causados pela bursite não começam na glândula bursa e sim em outras estruturas. Esta lesão pode, inclusive, ter início no tendão, estendendo-se depois para a bursa. Isso significa dizer que o problema inicial é no tendão. Assim, seria bem mais adequado chamá-la de TENDITE.

Conforme estudos feitos mostraram que as lesões inflamatórias e degenerativas dos tendões são as que causam com maior frequência, dor no ombro. Sabe-se, no entanto que, em geral, elas aparecem de forma espontânea a partir da quarta década de vida. Mostra-se ainda que existe uma relação direta entre as atividades físicas e o desenvolvimento de lesões inflamatórias nos tendões do ombro, causando a dor no local.

Existe também uma conclusão lógica, segundo a qual as atividades esportivas que exigem a utilização dos braços para arremesso, como volei, natação, tênis, etc., oferece maiores possibilidades de desenvolver este tipo de lesão inflamatória e dor. O mesmo acontece em atividades em que há necessidade de se elevar os braços acima da cabeça, a exemplo das limpezas de estantes, carregadores de mercadorias, etc. Os sinais e sintomas decorrentes destas atividades descritas que culmina com dor no ombro chamam-se SÍNDROME DO IMPACTO, que muitos chamam de BURSITE.

Desta forma, fica esclarecido que bursite é a inflamação da bursa, uma pequeno bolsa contendo líquido que envolve a articulação. Esta pequena bolsa tem como finalidade, servir de amortecedor entre os ossos, os tendões e os tecidos musculares. A bursite ocorre, principalmente, nos ombros, nos cotovelos e nos joelhos.

SINTOMAS, CAUSAS e TRATAMENTO

A bursite provoca dores, endemas, inflamações e restrição de movimentos. Ela é causada por traumatismos, infecções, lesões por esforços, ujso excessivo das articulações, movimentos repetitivos, artrite (inflamação das articulações) e gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação). Trata-se da bursite mediante orientações médicas. Some-se a isso o uso de antiinflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Os exercícios fisioterapêuticos também podem ajudar, sendo estes acompanhados por especialistas. Se o caso for mais grave, pode-se até apelar para uma intervenção cirúrgica.

O repouso, o aquecimento prévio do corpo antes das atividades físicas, o posicionamento correto durante as atividades físicas, o uso de talas de plástico para imobilizar a área afetada, a utilização de calor úmido e os antibióticos nos casos mais graves, podem ajudar no processo de tratamento.

Os médicos recomendam à pessoa a não se automedicar, uma vez que os analgésicos podem ser contra-indicados para mulheres em período de gestação, bem como para pessoas com úlcera. Aconselha-se deixar a área afetada em descanso o máximo possível ; fazer aplicações de gelo no local ; evitar as atividades que venham provocar o processo de inflamação. Também é aconselhável a realização de exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões, mas no caso de fisioterapia, somente com a orientação de um profissional especializado.

ATENÇÃO! Ao sentir pressão no peito e dor que se reflete pelos braços e costas podem ser causados por problemas cardíacos e não por bursite. Neste caso, procure um médico especialista com urgência.

MEDICINA EM FOCO - PARTE 6 - A ESQUISTOSSOMOSE

SCHISTOSOMA MANSONI > à esquerda, um par de macho e fêmea; no centro, a fêmea; à direita, o macho.
(Clique na imagem para vê-la maior)

A ESQUISTOSSOMOSE (schistosoma mansoni)

Esse doença é originária da África e se dispersou de forma rápida pelo continente americano, principalmente nos países que receberam maior número de escravos. No Brasil, a dispersão encontrou uma certa facilidade, uma vez que o parasita encontrou as mesmas espécies de caramujos que, na África, sobreviveram e disseminaram na água utilizada pelo homem (margens dos rios, lagos, brejos, poços e valas).

Os esquistossomos são pequeninos vermes, que medem em torno de 1 centímetro de comprimento. Os machos apresentam uma região anterior curta e cilíndrica, seguida por uma outra achatada, que fica enrolada, formando um canudo onde a fêmea fica aninhada durante toda sua vida.

Na região anterior, eles apresentam duas ventosas, através das quais se fixam às paredes dos vasos sanguíneos. Isto impede que sejam arrastados pelo sangue. Sempre junto, o casal caminha à procura das veias mais finas, situadas na mucosa intestinal. É ali que a fêmea deposita os ovos, formando verdadeiras fiadas no interior dos capilares.

Os ovos morrem por secação se não atingirem a água depois de algum tempo. Ao cair na água, a larva começa a sair da casca do ovo. Ela se contrai, agita-se e, depois de romper a casca, põe-se a nadar até encontrar o caramujo da família dos PLANORBÍDEOS. Depois de penetrar no caramujo, a larva, também conhecida como MIRACÍDIO, transforma-se, cresce e multiplica-se, atingindo a maturidade.

Depois de aproximadamente um mês, as larvas-filhas, também chamadas CERCÁRIAS, deixam o caramujo e ficam nadando nas imediações da superfície da água. E chegada a hora delas atacarem. Se alguém entrar na água para tomar banho, lavar roupa ou atravessar um riacho com os pés descalços, as larvas-filhas aderem à pele por meio de suas ventosas. Em seguida, elas abandonam a cauda e vão perfurando os tecidos, até encontrar algum vaso sanguíneo ou linfático. Com a ajuda da circulação, elas chegam ao fígado, onde são transformadas em vermes adultos.

Dando sequência a esse trabalho de mutação, eles se acasalam, em seguida saem do fígado pela veia porta e fazem um percurso em sentido contrário ao da circulação, em busca dos capilares venosos da parede intestinal, onde se fixam, causando a ESQUISTOSSOMOSE INTESTINAL, caracteriuzada pelas diarréias e alterações do aparelho digestivo e do fígado, podendo chegar à cirrose.

Nas formas mais graves aparece a ASCITE, que é o acúmulo de líquido no abdome, causando a chamada BARRIGA D’ÁGUA. Muitos a conhece pelo nome de DOENÇA DOS CARAMUJOS, pelo fato de ser o caramujo o principal hospedeiro dos esquistossomos. As crianças são mais acessíveis ao parasita, sendo mais vulneráveis por brincarem em locais úmidos, sem terem a idéia de que alí podem estar os SCHISTOSOMA MANSONI a espera de um hospedeiro. Os adulto, geralmente se protegem usando botas ou repelentes.

CICLO VITAL DO PARASITA

Quando as larvas penetram na pele humana, alcançando o interior do fígado, transformam-se em vermes adultos que se acasalam e se reproduzem. Os ovos libertam na água o miracídio, que penetra num molusco, dos quais saem as outras larvas com capacidade para nadar, a fim de encontrarem um novo habitat, que é o organismo humano. No organismo dos moluscos planorbídeos o miracídio se transforma em esporocisto, gerando em seu interior as cercárias.

Sabe-se que o ciclo de evolução do SCHISTOSOMA MANSONI passa por duas fases diferentes. Na primeira acontece o desenvolvimento da larva depois de penetrar em alguns tipos de moluscos que vivem em lugares úmidos. A segunda fase ocorre depois do aban dono desses hospedeiros, que podem, depois de livres, penetrar no homem através de sua pele.

Diarréia, cólicas, febres, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e aumento de volume do fígado, hemorragias que causam vômitos negros e fezes negras, são os principais sintomas da esquistossomose. Sentindo esses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um médico, a fim de que este faça todos os procedimentos necessários.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

MEDICINA EM FOCO - PARTE 5 - A GRIPE SUÍNA (H1N1) - INFLUENZA A

PASSAGEIROS DE UM METRÔ NO MÉXICO, COM MÁSCARA DE PROTEÇÃO CONTRA A GRIPE SUÍNA (H1N1).

GRIPE SUÍNA (H1N1)

A GRIPE SUÍNA é causada pelas estirpes de virus que habitualmente infectam os porcos. Atualmente estas estirpes estão sendo encontradas no VIRUS DA GRIPE C e nos subtipos do VIRUS DA GRIPE A, conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2 e H2N3.

Vale salientar que nos seres humanos, os sintomas da gripe A (H1N1) são idênticas aos da gripe e síndroma gripal em geral, ou seja, calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral e, em alguns casos, náuseas, vômito e diarréia. O virus é transmitido de pessoa para pessoa e, ao contrário do que muitos pensam, não existe qualquer risco de contaminação pela alimentação de carnes suínas.

Carne suína cozinhada a 71ºC, mata o virus da INFLUENZA A (H1N1), bem como de outros virus e bactérias. A exemplo da gripe humana comum, a Influenza A apresenta como principais sintomas : febre alta, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Esta nova gripe causa mais diarréia e vômitos que a gripe convencional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os medicamentos antiviral OSELTAMIVIR e ZANAMIVIR, ainda em testes iniciais, mostram-se efetivos contra o virus H1N1.

Como possível prevenção, aconselha-se lavar bem as mãos, evitar contatos entre mãos e olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividades físicas. No caso da contaminação, cinco dias depois do início dos sintomas, o paciente deve evitar sair de casa, visto ser este o período de transmissão da gripe A. Aconselha-se ainda evitar abraços, apertos de mãos ou qualquer outro tipo de contato físico, como forma de evitar a dispersão do virus.

ATENÇÃO ! a contaminação da gripe suína (H1N1) acontece da mesma forma que a gripe comum, ou seja, por via aérea, contato direto com uma pessoa infectada, pelo contato com as mãos ou por objetos contaminados. O surto da gripe suína de 2009 em humanos deveu-se a uma nova estirpe de INFLUENZAVIRUS A subtipo H1N1, que continha genes relacionados de modo muito próximo à gripe suína. Até o momento a origem desta nova gripe ainda é desconhecida, apesar de muitos terem afirmado que ela procede do México.

IMUNIZAÇÃO

Afirma-se que já existe uma vacina para porcos, mas nenhuma para seres humanos. A vacina contra a gripe convencional chegou a ser testada, mas ofereceu pouca ou nenhuma proteção contra o virus H1N1. Há informações de que o Japão já começou a desenvolver uma vacina eficaz. Por sua vez, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) já vem investigando formas de tratamento para a doença.

No Brasil, o Instituto Butantan, em São Paulo, está dando sua colaboração à OMS nas pesquisas para elaboração de uma vacina contra a gripe suína, cujo processo de finalização está previswto para um período entre quatro e seis meses. Os primeiros virus Influenza A que chegaram ao Brasil foram coletados de quatro pacientes, sendo uma do Rio de Janeiro, um de Minas Gerais e dois de São Paulo.

MEDICINA EM FOCO - PARTE 4 - A MALÁRIA

FÊMEA DO MOSQUITO ANOPHELES, TRANSMISSOR DA MALÁRIA, ALIMENTANDO-SE DO SANGUE HUMANO.

A MALÁRIA

A Malária é uma doença parasitária, que está inclusa entre as chamadas moléstias tropicais. Ela é também conhecida como FEBRE PALUSTRE, SEZÃO, MALEITA e IMPALUDISMO. Muitas medidas de saneamento e modernos medicamentos fazem parte das campanhas desenvolvidas para evitar a sua proliferação, principalmente no Brasil, onde grande parte do seu território é afetada pela doença. Na década de 70, o Brasil chegou a ocupar o terceiro lugar em volume de população exposta à transmissão da doença.

A Malária é transmitida pelo mosquito ANÓFELES, mas nem toda pessoa picada por ele contrai a moléstia. Isto porque o organismo humano apresenta uma resistência natural capaz de destruir este parasita e até mesmo o seu desenvolvimento. Um dos mecanismos de resistência à ação do mosquito infectado é a presença de hemoglobinas anormais, que leva os pacientes a resistir com facilidade ao ataque dos plasmódios, caso a vida média da hemácia (célula vermelha do sangue) não seja suficientemente longa para permitir a evolução dos invasores do sangue.

Quando a malária provém da ratos, sua proteção é feita através de uma dieta só de leite, já que este não contém ácido paraminobenzóico, ums substância essencial ao parasita do roedor. Geralmente, a resistência ao parasita vem pela produção de anticorpos que se inicia e se intensifica com a infecção.

ATENÇÃO! Quando o sistema de defesa do organismo não funciona a contento, a doença se agrava, levando o paciente à uma anemia profunda e, às vezes, até a morte. Quando o organismo se expõe à contaminação frequente, pode desenvolver sua melhor defesa contra o parasita de forma expontânea.

OS SINTOMAS

São vários os sinais que identificam a presença da doença nas pessoas infectadas pelos plasmódios. Os parasitas penetram no sangue, invadem e destroem as hemácias que lhes serviram de suporte e alimento. A febre é um dos sinais mais característicos da malária. Afirma-se que ela pode ser o indício do fim de um processo sincronizado de auto-reprodução de inúmeros microrganismos infectantes. É aí que o parasitas deixam no sangue o resto das hemácias já destruídas e parte de seu próprio citoplasma, não utilizado na formação dos parasitas-filhos.

Vale salientar que a anemia é um dos efeitos mais nocivos e evidentes da malária. Sintomas como desânimo, cansaço, palpitação e falta de ar, são consequências da anemia. No entanto, estes não se apresentam como sinais mais graves. Na malária, provocada pelo PLASMODIUM FALCIPARUM, as hemácias parasitas tornam-se aderentes e tendem a se juntarem em grupos. Frequentemente elas se prendem à parede dos vasos, mas também se acumulam nos capilares, chegando a entupir a circulação nesse local.

O acúmulo de hemácias provoca o entupimento vascular. É aí que ocorre a TROMBOSE. Quando isso ocorre nos capilares do cérebro, bem como de outros órgãos a qualquer deficiência na circulação, o problema se agrava : o tecido asfixia-se por falta de oxigênio e morre. A malária cerebral apresenta como sintomas principais, intensas dores de cabeça, vômitos, perturbações sensoriais, rigidez da nuca e sonolência alternada com excitação. Os estados mais grfaves provocam delírio, convulsões e coma.

QUADRO CLÍNICO

A malária se instala normalmente de forma súbita e os primeiros acessos febris aparecem em intervalos regulares de 48 a 72 horas, mas pode variar conforme a espécie do plasmódio parasita. De um modo geral, a febre é alta, chegando a 40ºC. Inicialmente a pessoa sente calafrio intenso, treme bastante e exige cobertores pesados. Depois de uma hora, sente um calor intenso e começa a transpirar. Com a diminuição da temperatura, provocada pela suderose, o paciente vive momentos de alívio e sua recuperação é imediata. Ele é capaz de voltar ao trabalho, embora sentindo uma certa fraqueza.

Somente depois de um diagnóstico preciso é que pode haver o tratamento do paciente. O médico, além de conhecer os sintomas da malária, deve também saber se o seu paciente viveu em região contaminada. Exames de laboratórios devem ser realizados para que se possa comprovar o contágio. Basta uma gota de sangue retirada da ponta da orelha, do dedo ou da veia do antebraço para a realização desses exames.

AS ESPÉCIES

Três dos diferentes tipos de plasmódio já registrados no continente, estão presentes nas Américas. São eles : o PLASMODIUM VIVAX, o PLASMODIUM FALCIPARUM e o PLASMODIUM MALARIAE. A diferença fundamental entre eles é o tempo que os mesmos gastam para a complementação de seus ciclos evolutivos. Há casos em que o grau de nocividade do parasita é levado em conta para a separação das espécies.

O PLASMODIUM VIVAX leva 48 horas para que seu ciclo evolutivo se complete. A febre aparece no momento em que as hemácias se rompem a fim de liberar os parasitas filhos, dependendo, para isso, de pelo menos 5 horas.

O PLASMODIUM FALCIPARUM provoca uma malária mais grave por apresentar complicações nervosas. Por isso, se não for tratada com urgência, pode levar a pessoa à morte em pouquíssimo tempo.

O PLASMODIUM MALARIAE apresenta um ciclo evolutivo caracterizado por aparecimento de febre no primeiro e no quarto dias da enfermidade. Esse ciclo evolutivo se repete a cada 72 horas.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

MEDICINA EM FOCO - PARTE 3 - A FEBRE TIFÓIDE

SALMONELLA TYPHI, INVADINDO UMA CÉLULA HUMANA.

MEDICINA EM FOCO

A FEBRE TIFÓIDE

Trata-se de uma enfermidade infecciosa que ataca todo o organismo. Ela é provocada por um germe conhecido cientificamente por SALMONELLA TYPHI, também chamado BACILO DE EBERTH. Esses bacilos penetram no organismo através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Inicialmente, eles se instalam no intestino, disseminando-se, em seguida, por todo o organismo, principalmente nos tecidos linfáticos, que se localizam no fígado, baço, medula óssea e gânglios linfáticos.

Nenhum sintoma é manifestado, enquanto os bacilos permanecerem no intestino, fato este que pode acontecer por uma ou duas semanas. Os sintomas são sentidos quando os bacilos se instalam nos nodos linfáticos e outros pontos do sistema reticuloendotelial, onde se acelera a sua proliferação. Vale salientar que os germes também contaminam a bile que, lançada no intestino, determina crescente presença de bacilos nas fezes.

No início, o paciente sente-se cansado, com ligeiras dores abdominais. A proporção que o processo vai evoluindo, os sintomas vão se acentuando e se diversificando. Dor de cabeça, falta de apetite, insônia, febre e até vômitos, são os sintomas que se apresentam nesta fase. Abatido, o paciente acaba por acamar-se, uma vez que a febre sobe ao ponto de atingir os 40ºC. É aí que ele é atacado por delírios e apatia quase que total.

A EVOLUÇÃO

Os bacilos da doença ingeridos com água ou alimentos contaminados, chegam ao intestino, de onde seguem para a corrente sanguínea através dos vasos linfáticos. Daí, instalam-se nos órgãos ricos em células do sistema reticuloendotelial (fígado, baço, gângleos linfáticos mesentéricos), onde se multiplicam. Depois do período de incubação, que geralmente dura de uma a duas semanas, os bacilos retornam ao sangue.

Começam então as primeiras manifestações dos sintomas da FEBRE TIFÓIDE, com mal-estar geral, fraqueza intensa, dores de cabeça, insônia, perda de apetite, delírios, alterações da consciência e apatia quase total. A febre sobe de forma progressiva e chega a atingir até 40ºC.

COMO TRATAR

Exames de laboratórios (sangue, urina ou fezes) revelam a presença do bacilo, facilitando o diagnóstico, em caso de haver alguma dúvida. O tratamento pode ser feito com CLORANFENICOL, um tipo de antibiótico ao qual o bacilo é extremamente sensível.

Além da vacina específica, as principais medidas profiláticas dependem da organização da vida em comunidade, ou seja, remoção de dejeções humanas, controle de pureza do leite e laticínios, tratamento da água, combate às moscas, e fiscalização dos métodos de produção dos alimentos industrializados, bem como da manipulação de alimentos naturais.

terça-feira, 21 de julho de 2009

MEDICINA EM FOCO - PARTE 2 - O TÉTANO

A FERRUGEM ARMAZENA O BACILO DO TÉTANO. (veja esta foto)

O TÉTANO
Chama-se CLOSTRÍDIUM TETANI, a bactéria causadora do tétano. Trata-se de um micróbio de 3 a 5 micra de comprimento, que tem a forma de um palito de fósforo, embora nem sempre se apresente assim. A fim de aumentar suas condições de sobrevivência, este micróbio assume, às vezes, a forma de esporo, que é um grãozinho menor que o bacilo. Vale salientar que o esporo tetânico vive geralmente no intestino do homem e de outros animais, sem causar-lhes danos.

As dejeções espalham os esporos por toda a parte. Por isso a maior incidência de tétano verifica-se nas zonas rurais, mas se fazem presentes em qualquer lugar ao serem lavados pelos ventos ou pelos detritos que se aderem aos pés das aves e de outros animais.

Por sua vez, o bacilo apresenta-se bem mais sensível, só podendo sobreviver fora do contato com o oxigênio e, por isso, é classificado como um MICRÓBIO ANAERÓBIO. Basta um sopro de ar fresco para matá-lo, tornando improvável o seu desenvolvimento em feridas superficiais. Mas, cuidado! Quando o ferimento se apresenta profundo, o esporo pode penetrar junto com a sujeira do instrumento contundente.

Alojando-se embaixo da superfície da pele, livre do contato com o ar, o esporo desabrocha em bacilo, que se prolifera, passando a produzir toxinas que invadem o sangue. Potente e rápido, o veneno ataca as células nervosas, localizadas, geralmente no sistema nervoso central, que regula os movimentos musculares.

O processo de contração tetânica generaliza-se rapidamente por todos os músculos. No rosto, a contratura provoca deformações da fisionomia. Ao chegar à nuca, a rigidez muscular projeta a cabela para trás. Ao chegar à língua e à faringe, torna praticamente impossível ao paciente engolir até mesmo água.

Qualquer barulho, contato brusco ou mudança rápida na iluminação do ambiente pode provocar espasmos dolorosos e incontrolados. Se houver repetições contínuas e intensas, essas contrações poderão matar o paciente por exaustão. Caso o processo não seja detido, o paciente morrerá asfixiado, devido aos espasmos dos músculos respiratórios.

PREVENÇÃO: O soro antitetânico é o único remédio capaz de deter a produção de toxinas do bacilo no organismo. Há, no entanto, limitações para o uso deste soro. É preciso que a toxina ainda não tenha se fixado no sistema nervoso da vítima. A alergia ao soro é outra limitação que ocorre em grande percentual de parcientes e que pode apresentar conseqüências fatais.

Existe ainda uma medicação paliativa para o tratamento dos sintomas, mas não da doença propriamente dita. O certo é que as vítimas do tétano precisam ser tratadas em hospitais, com medicamentos como sedativos, relaxantes musculares, drogas contra dor e antibióticos.

ATENÇÃO! Se a toxina se fixar no sistema nervoso, a morte será inevitável, uma vez que não existem meios de reverter o processo. Mas apesar de tudo, todo o problema do tétano pode ser evitado com segurança, por meio de um recurso muito simples, que é a VACINA ANTITETÂNICA, obtida da própria TOXINA TETÂNICA.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

MEDICINA EM FOCO - PARTE 1 - FEBRE AMARELA

FÊMEA DO AEDES AEGYPTI.

A FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma moléstia infecciosa causada por um vírus. Há quem diga que ela é originária, provavelmente, da África Ocidental ou das Antilhas. Somente em meados do século XVII é que foram feitas as primeiras descrições médicas da doença. Afirma-se que por volta de 1665, uma expedição formada por ingleses, perdeu 1440 dos 1500 tripulantes, vítimas da moléstia. O fato aconteceu em Santa Lúcia, uma pequena ilha do Caribe.

O inseto transmissor da moléstia é chamado cientificamente de AEDES AEGYPTI. Ele vive em locais habitados pelo homem. Um fato curioso: somente as fêmeas picam o homem, mesmo durante o dia, a fim de alimentar-se de sangue, propagando, assim, a doença infecciosa. Já os mosquitos do gênero HAEMAGOGUS, que vivem nas florestas úmidas, alimentam-se do sangue dos macacos, propagando a febre amarela entre os símios.

OBS.: Na época das derrubadas de matas, os haemagogus podem atacar também o homem, transmitindo-lhe a febre amarela. Somente em 1932 é que foi descoberta a relação entre esses mosquitos e a febre amarela em seres humanos.

A febre amarela é considerada uma doença polifórmica, porque seus sintomas apresentam muita variação. Na forma clássica, o vírus transmitido pelo inseto permanece em latência no organismo humano por um período de cinco dias. Depois disso, os sintomas começam a se manifestar.

A febre amarela pode apresentar uma série de configurações, além da forma clássica. Quando ela é superaguda, cuja evolução é fulminante, a morte do paciente pode ocorrer no primeiro dia de manifestação dos sintomas. Quando ela se apresenta na forma abortiva, o paciente vai diretamente do período de recesso para o de recuperação total. Já a febre amalera frustra tem uma semelhança com a do tipo clássico, com sintomas bem mais leves.

Quando a febre amarela se manifesta de forma inaparente ou ambulatória, a pssoa sente um ligeiro mal-estar, em conseqüência das dores de cabeça, vômitos e febre. Neste caso ela tem uma duração rápida. Trata-se de uma manifestação mais comum em pessoas que já tiveram febre amarela e conseguiram desenvolver os anticorpos contra o vírus.

OS SINTOMAS: A pessoa começa a se queixar de forte dor lombar, que se estende para o abdome e para os membros inferiores, dificultando a locomoção. A cabeça parece que vai estourar e a claridade torna-se insuportável. A língua fica seca e áspera. Começam a aparecer calafrios seguidos de intenso calor e a temperatura do corpo pode chegar aos 40 graus. A pessoa passa a sentir uma sede terrível. Segue-se ansiedade, inquietação e insônia, além de náuseas e vômitos com freqüência.

Esse é o período infeccioso, rubro ou congestivo, que dura de 2 a 3 dias, estágio em que o vírus amarílico está disseminado por todo o organismo, podendo ser isolado no sangue do paciente. Após manifestações violentas, os sintomas se amenizam e o paciente chega a desfrutar de tranqüilidade por mais de 24 horas. É o que se chama de PERÍODO DE RECESSO.

Novos sintomas aparecem, agora de caráter basicamente digestivo e urinário, que se associam a profundas hemorragias. O paciente sente violenta sede e dor epigástrica provocando o chamado VÔMITO NEGRO, de cor marrom-escura, conseqüência de acumulação de sangue coagulado no estômago, em decorrêncfia da hemorragia. As feses aparecem misturadas com sangue escuro, completando o quadro da melanorréia. A função renal se modifica e a pessoa passa a urinar pouco. A urina apresenta elevado teor de albumina.

A febre amarela chega a grandes proporções devido ao caráter doméstico do AEDES e a conseqüente facilidade que tem de atingir o homem. Desta forma, a moléstia se manifesta como epidemia, principalmente nos centros urbanos, onde a concentração populacional é bem maior. Ao ser comprovado o papel do AEDES na transmissão da moléstia tiveram início grandes campanhas visando o seu extermínio. Muitos países conseguiram eliminar os perigosos insetos. Outros ainda vivem o drama de sua presença.

No Brasil, conduzida por Oswaldo Cruz, entre 1903 e 1905, a luta contra o mosquito foi eficaz em vários lugares, mesmo assim, foram relatados casos da febre amarela. Houve regiões onde o combate à moléstia foi decisivo e todos esperavam que ela não mais se manifestasse. Mas isso não aconteceu e as autoridades sanitárias resolveram procurá-la com mais intensidade, mas o inseto não era encontrado.

A PREVENÇÃO: O combate ao Aedes aegypti é a medida de prevenção que se apresenta com maior eficiência. Somente depois do estabelecimento de um diagnóstico preciso, as autoridades sanitárias conseguiram impor medidas de prevenção contra a febre amarela. Na ausência de um tratamento específico para a enfermidade, o cuidado médico está concentrado nos métodos de prevenção, como a aplicação de vacina e o combate ao mosquito.

A limitação da epidemia é possível através da vacinação de pessoas que vivem em zonas ameaçadas. Contra a febre amarela silvestre, a única solução é a aplicação de vacina, uma vez que não se pode combater com eficiência o mosquito nem o macaco. As vacinas preparadas com o vírus amarílico apresentam efeitos duradouro. Até os 10 anos depois de serem vacinadas, as pessoas ainda conservam no sangue os anticorpos contra o vírus.

sábado, 18 de julho de 2009

EM DIA COM OS ESCÂNDALOS - CAPÍTULO 8º


NO 8ª CAPÍTULO DESTA LACÔNICA “NOVELA”, VAMOS FAZER UMA DEMONSTRAÇÃO PARA QUE VOCÊ SAIBA EM QUEM NÃO DEVE VOTAR:

1- ABELARDO LUPION Deputado PFL-PR Sonegação Fiscal
2 -ADEMIR PRATES Deputado PDT-MG Falsidade Ideológica
3 -AELTON FREITAS Senador PL-MG Crime de Responsabilidade e Estelionato
4 -AIRTON ROVEDA Deputado PPS-PR Peculato
5 -ALBÉRICO FILHO Deputado PMDB-MA Apropriação Indébita
6 -ALCESTE ALMEIDA Deputado PTB-RR Peculato e Formação de Quadrilha, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
7 -ALEX CANZIANI Deputado PTB-PR Peculato
8 -ALMEIDA DE JESUS Deputado PL-CE Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
9 -ALMIR MOURA Deputado PFL-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
10 -AMAURI GASQUES Deputado PL-SP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
11 -ANDRÉ ZACHAROW Deputado PMDB-PR Improbidade Administrativa
12 -ANÍBAL GOMES Deputado PMDB-CE Improbidade Administrativa
13 -ANTERO PAES DE BARROS Senador PSDB-MT Improbidade Administrativa e Formação de Quadrilha
14 -ANTÔNIO CARLOS PANNUNZIO Deputado PSDB-SP Crime de Responsabilidade
15- ANTÔNIO JOAQUIM Deputado PSDB-MA Improbidade Administrativa
16 -BENEDITO DE LIRA Deputado PP-AL Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
17- BENEDITO DIAS Deputado PP-AP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
18 -BENJAMIN MARANHÃO Deputado PMDB-PB Crime Eleitoral
19 -BISPO WANDERVAL Deputado PL-SP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
20 -CABO JÚLIO (JÚLIO CÉSAR GOMES DOS SANTOS) Deputado PMDB-MG Crime Militar, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
21 -CARLOS ALBERTO LERÉIA Deputado PSDB-GO Lesão Corporal
22 -CELSO RUSSOMANNO Deputado PP-SP Crime Eleitoral, Peculato e Agressão
23 -CHICO DA PRINCESA (FRANCISCO OCTÁVIO BECKERT) Deputado PL-PR Crime Eleitoral
24 -CIRO NOGUEIRA Deputado PP-PI Crime Contra a Ordem Tributária e Prevaricação
25 -CLEONÂNCIO FONSECA Deputado PP-SE Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
26- CLÓVIS FECURY Deputado PFL-MA Crime Contra a Ordem Tributária
27 -CORIALANO SALES Deputado PFL-BA Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
28 -DARCÍSIO PERONDI Deputado PMDB-RS Improbidade Administrativa
29 -DAVI ALCOLUMBRE Deputado PFL-AP Corrupção Ativa
30- DILCEU SPERAFICO Deputado PP-PR Apropriação Indébita
31 -DOUTOR HELENO Deputado PSC-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
32 -EDSON ANDRINO Deputado PMDB-SC Crime de Responsabilidade
33 -EDUARDO AZEREDO Senador PSDB-MG Improbidade Administrativa
34 -EDUARDO GOMES Deputado PSDB-TO Crime Eleitoral, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
35 -EDUARDO SEABRA Deputado PTB-AP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
36 -ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO Deputado PRONA-SP Falsidade Ideológica
37 -EDIR DE OLIVEIRA Deputado PTB-RS Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
38- EDNA MACEDO Deputado PTB-SP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
39- ELAINE COSTA Deputada PTB-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
40 -ELISEU PADILHA Deputado PMDB-RS Corrupção Passiva
41- ENIVALDO RIBEIRO Deputado PP-PB Crime Contra a Ordem Tributária, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
42 -ÉRICO RIBEIRO Deputado PP-RS Crime Contra a Ordem Tributária e Apropriação Indébita
43 -FERNANDO ESTIMA Deputado PPS-SP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
44 -FERNANDO GONÇALVES Deputado PTB-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
45 -GARIBALDI ALVES Senador PMDB-RN Crime Eleitoral
46 -GIACOBO (FERNANDO LUCIO GIACOBO) Deputado PL-PR Crime Contra a Ordem Tributária e Seqüestro
47 -GONZAGA PATRIOTA Deputado PSDB-PE Apropriação Indébita
48 -GUILHERME MENEZES Deputado PT-BA Improbidade Administrativa
49 -INALDO LEITÃO Deputado PL-PB Crime Contra o Patrimônio, Declaração Falsa de Imposto de Renda
50 -INOCÊNCIO DE OLIVEIRA Deputado PMDB-PE Crime de Escravidão
51- IRAPUAN TEIXEIRA Deputado PP-SP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
52 -IRIS SIMÕES Deputado PTB-PR Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
53- ITAMAR SERPA Deputado PSDB-RJ Crime Contra o Consumidor, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
54 -ISAÍAS SILVESTRE Deputado PSB-MG Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
55 -JACKSON BARRETO Deputado PTB-SE Peculato e Improbidade Administrativa
56 -JADER BARBALHO Deputado PMDB-PA Improbidade Administrativa, Peculato, Crime Contra o Sistema Financeiro e Lavagem de Dinheiro
57- JAIME MARTINS Deputado PL-MG Crime Eleitoral
58 -JEFERSON CAMPOS Deputado PTB-SP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
59- JOÃO BATISTA Deputado PP-SP Falsidade Ideológica, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
60 -JOÃO CALDAS Deputado PL-AL Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
61 -JOÃO CORREIA Deputado PMDB-AC Declaração Falsa de Imposto de Renda, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
62 -JOÃO HERRMANN NETO Deputado PDT-SP Apropriação Indébita
63 -JOÃO MAGNO Deputado PT-MG Lavagem de Dinheiro
64 -JOÃO MENDES DE JESUS Deputado PSB-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
65 -JOÃO PAULO CUNHA Deputado PT-SP Corrupção Passiva, Lavagem de Dinheiro e Peculato
66 -JOÃO RIBEIRO Senador PL-TO Peculato e Crime de Escravidão
67 -JORGE PINHEIRO Deputado PL-DF Crime Ambiental
68 -JOSÉ DIVINO Deputado PRB-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
69 -JOSÉ JANENE Deputado PP-PR Estelionato, Improbidade Administrativa, Lavagem de Dinheiro, Corrupção Passiva, Formação de Quadrilha, Apropriação Indébita e Crime Eleitoral
70 -JOSÉ LINHARES Deputado PP-CE Improbidade Administrativa
71 -JOSÉ MENTOR Deputado PT-SP Corrupção Passiva
72 -JOSÉ MILITÃO Deputado PTB-MG Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
73 -JOSÉ PRIANTE Deputado PMDB-PA Crime Contra o Sistema Financeiro
74 -JOVAIR ARANTES Deputado PTB-GO Improbidade Administrativa
75 -JOVINO CÂNDIDO Deputado PV-SP Improbidade Administrativa
76 -JÚLIO CÉSAR Deputado PFL-PI Peculato, Formação de Quadrilha, Lavagem de Dinheiro e Falsidade Ideológica
77 -JÚLIO LOPES Deputado PP-RJ Falsidade Ideológica
78 -JÚNIOR BETÃO Deputado PL-AC Declaração Falsa de Imposto de Renda, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
79 -JUVÊNCIO DA FONSECA Deputado PSDB-MS Improbidade Administrativa
80 -LAURA CARNEIRO Deputada PFL-RJ Improbidade Administrativa e Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
81 -LEONEL PAVAN Senador PSDB-SC Contratação de Serviços Públicos Sem Licitação e Concussão
82 -LIDEU ARAÚJO Deputado PP-SP Crime Eleitoral
83 -LINO ROSSI Deputado PP-MT Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
84 -LÚCIA VÂNIA Senadora PSDB-GO Peculato
85 -LUIZ ANTÔNIO FLEURY Deputado PTB-SP Improbidade Administrativa
86 -LUPÉRCIO RAMOS Deputado PMDB-AM Crime de Aborto
87 -MÃO SANTA Senador PMDB-PI Improbidade Administrativa
88 -MARCELINO FRAGA Deputado PMDB-ES Crime Eleitoral, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
89 -MARCELO CRIVELA Senador PRB-RJ Crime Contra o Sistema Financeiro e Falsidade Ideológica
90 -MARCELO TEIXEIRA Deputado PSDB-CE Sonegação Fiscal
91 -MÁRCIO REINALDO MOREIRA Deputado PP-MG Crime Ambiental
92 -MARCOS ABRAMO Deputado PP-SP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
93 -MÁRIO NEGROMONTE Deputado PP-BA Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
94 -MAURÍCIO RABELO Deputado PL-TO Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
95 -NÉLIO DIAS Deputado PP-RN Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
96 -NELSON BORNIER Deputado PMDB-RJ Improbidade Administrativa
97 -NEUTON LIMA Deputado PTB-SP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
98 -NEY SUASSUNA Senador PMDB-PB Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
99 -NILTON CAPIXABA Deputado PTB-RO Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
100 -OSMÂNIO PEREIRA Deputado PTB-MG Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
101 -OSVALDO REIS Deputado PMDB-TO Apropriação Indébita
102 -PASTOR AMARILDO Deputado PSC-TO Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
103 -PAULO AFONSO Deputado PMDB-SC Peculato, Crime Contra o Sistema Financeiro e Improbidade Administrativa
104 -PAULO BALTAZAR Deputado PSB-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
105 -PAULO FEIJÓ Deputado PSDB-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
106 -PAULO JOSÉ GOUVEIA Deputado PL-RS Porte Ilegal de Arma
107 -PAULO LIMA Deputado PMDB-SP Extorsão e Sonegação Fiscal
108 -PAULO MAGALHÃES Deputado PFL-BA Lesão Corporal
109 -PEDRO HENRY Deputado PP-MT Formação de Quadrilha, Lavagem de Dinheiro e Corrupção Passiva, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
110 -PROFESSOR IRAPUAN Deputado PP-SP Crime Eleitoral
111 -PROFESSOR LUIZINHO Deputado PT-SP Lavagem de Dinheiro
112 -RAIMUNDO SANTOS Deputado PL-PA Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
113 -REGINALDO GERMANO Deputado PP-BA Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
114 -REINALDO BETÃO Deputado PL-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
115 -REINALDO GRIPP Deputado PL-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
116 -REMI TRINTA Deputado PL-MA Estelionato e Crime Ambiental
117 -RIBAMAR ALVES Deputado PSB-MA Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
118 -RICARDO BARROS Deputado PP-PR Sonegação Fiscal
119 -RICARTE DE FREITAS Deputado PTB-MT Improbidade Administrativa e Formação de Quadrilha, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
120 -RODOLFO TOURINHO Senador PFL-BA Gestão Fraudulenta de Instituição Financeira
121 -ROMERO JUCÁ Senador PMDB-RR Improbidade Administrativa
122 -ROMEU QUEIROZ Deputado PTB-MG Corrupção Ativa, Corrupção Passiva e Lavagem de Dinheiro
123 -RONALDO DIMAS Deputado PSDB-TO Crime Eleitoral
124 -SANDRO MABEL Deputado PL-GO Crime Contra a Ordem Tributária
125 -SUELY CAMPOS Deputada PP-RR Crime Eleitoral
126 -TATICO (JOSÉ FUSCALDI CESÍLIO) Deputado PTB-DF Crime Contra a Ordem Tributária, Declaração Falsa de Imposto de Renda e Sonegação Fiscal
127 -TETÉ BEZERRA Deputado PMDB-MT Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
128 -THELMA DE OLIVEIRA Deputada PSDB-MT Improbidade Administrativa e Formação de Quadrilha
129 -VADÃO GOMES Deputado PP-SP Improbidade Administrativa e Crime Contra a Ordem Tributária
130 -VALDIR RAUPP Senador PMDB-RO Peculato, Uso de Documento Falso, Crime Contra o Sistema Financeiro, Crime Eleitoral e Gestão Fraudulenta de Instituição Financeira
131 -VALMIR AMARAL Senador PTB-DF Apropriação Indébita
132 -VANDERLEI ASSIS Deputado PP-SP Crime Eleitoral, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
133 -VIEIRA REIS Deputado PRB-RJ Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
134 -VITTORIO MEDIOLI Deputado PV-MG Sonegação Fiscal
135 -WANDERVAL SANTOS Deputada PL-SP Corrupção Passiva
136 -WELLINGTON FAGUNDES Deputada PL-MT Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias) 137 -ZÉ GERARDO Deputado PMDB-CE Crime de Responsabilidade
137 -ZELINDA NOVAES Deputada PFL-BA Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
138 -Ângela Guadagnin Deputada PT-SP Dançarina do Plenário da Câmara, comemorando absolvição de corrupto
139 -Antônio Palocci Ex-Ministro PT-SP Quebra de Sigilo Bancário
140 -Carlos Rodrigues Ex-Deputado PL-RJ Bispo Rodrigues
141 -Delúbio Soares Tesoureiro PT-GO Ex Tesoureiro do PT
142 -José Dirceu Ex-Deputado PT-SP Mensalão
143 -José Genoíno Ex-Deputado PT-SP Mensalão, Dólares na Cueca
144 -José Nobre Guimarães DeputadoEst. PT-CE Dólares na Cueca (Agora Candidato a Dep. Federal)
145 -Josias Gomes Deputado PT-BA Mensalão, CPI dos Correios
146 -Luiz Gushiken Ex-Ministro PT-SP CPI dos Correios
147 -Paulo Salim Maluf Ex PPB-SP Corrupção, Falcatruas, Improbidade Administrativa, Desvio de Dinheiro Público, Lavagem de dinheiro
148 -Paulo Pimenta Deputado PT-RS Compra de Votos, Mensalão, CPI Correios
149 -Pedro Corrêa Ex-Deputado PP-PE Cassado em associação ao Escândalo do Mensalão, Compra de Votos
150 -Roberto Brant Deputado PFL-MG Crime Eleitoral, Mensalão, CPI Correios
151 -Roberto Jefferson Ex-Deputado PTB-RJ Mensalão
152 -Severino Cavalcanti Ex-Deputado PP-PE Escândalo do Mensalinho (Renuncio para evitar a cassação)
153 -Silvio Pereira SecretárioPT PT Mensalão
154 -Valdemar Costa Neto Ex-Deputado PL-SP Mensalão (renunciou para evitar a cassação)

EM DIA COM OS ESCÂNDALOS - CAPÍTULO 7º


GOVERNO DO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2003-?)

1. Caso Pinheiro Landim
2. Caso Celso Daniel
3. Caso Toninho do PT
4. Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
5. Escândalo do Proprinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha)
6. CPI do Banestado
7. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
8. Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
9. Privatização das Estatais no Primeiro Ano do Governo Lula
10. Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
11. Irregularidades do Fome Zero
12. Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
13. Escândalo do Ministério do Trabalho
14. Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
15. Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Panamericanos)
16. Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queizoz)
17. Operação Anaconda
18. Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
19. Caso José Eduardo Dutra
20. Escândalo dos Frangos (em Roraima)
21. Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
22. Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
23. Expulsão dos Políticos do PT
24. Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
25. Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
26. Escândalo da ONG Ágora
27. Escândalo dos Corpos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
28. Caso Henrique Meirelles
29. Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
30. Caso Cássio Caseb
31. Caso Kroll
32. Conselho Federal de Jornalismo
33. Escândalo dos Vampiros
34. Escândalo das Fotos de Herzog
35. Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
36. Escândalo do PTB (Oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado)
37. Caso Antônio Celso Cipriani
38. Irregularidades na Bolsa-Escola
39. Caso Flamarion Portela
40. Irregularidades na Bolsa-Família
41. Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência
42. Irregularidades do Programa Restaurante Popular (Projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
43. Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
44. Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
45. Escândalo do IRB
46. Escândalo da Novadata
47. Escândalo da Usina de Itaipu
48. Escândalo das Furnas
49. Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
50. Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
51. Escândalo da Secom
52. Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
53. Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
54. Escândalo da CPEM
55. Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
56. Caso Marka/FonteCindam
57. Escândalo dos Dólares na Cueca
58. Escândalo do Banco Santos
59. Escândalo Daniel Dantas - Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
60. Escândalo da Interbrazil
61. Caso Toninho da Barcelona
62. Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
63. Caso dos Dólares de Cuba
64. Doação de Roupas da Lu Alckmin
65. Doação de Terninhos de Marísa da Silva
66. Escândalo da Nossa Caixa
67. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
68. Escândalo das Cartilhas do PT
69. Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
70. Escândalo do Proer
71. Escândalo dos Fundos de Pensão
72. Escândalo dos Grampos na Abin
73. Escândalo do Foro de São Paulo
74. Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
75. Escândalo do Mensalinho
76. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
77. 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin (em São Paulo)
78. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
79. Crise da Varig
80. Escândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
81. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
82. CPI da Imigração Ilegal
83. CPI do Tráfico de Armas
84. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC
85. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST
86. Operação Confraria
87. Operação Dominó
88. Operação Saúva
89. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
90. Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
91. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
92. Escândalo dos Grampos no TSE
93. Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)
94. ONG Unitrabalho
95. Escândalo da Renascer em Cristo
96. CPI das ONGs
97. Operação Testamento
98. CPI do Apagão Aéreo ( Câmara dos Deputados)
99. Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão )
100. Operação Navalha
101. Operação Xeque-Mate
102. Escândalo da Venda da Varig

No atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (ainda no segundo mandato), com início em 1º de janeiro de 2003, já foram computadas 102 denúncias de escândalos. É o maior recorde em quantidade de denúncias em toda a história do país.

Uma observação: a quantidade de denúncias no governo Lula (102), representa todas as denúncias feitas nos governos de José Sarney (6), Fernando Collor de Mello (18), Itamar Franco (31), e Fernando Henrique Cardoso (44).

Estes números contradizem a frase “No meu palanque corrupto não sobe. No meu governo corrupto não entra”, pronunciada pelo presidente Lula, quando de sua campanha eleitoral para reeleição à Presidência da República. Da mesma forma, não combina com a promessa que ele mesmo fez, segundo a qual no seu governo a corrupção sofreria uma queda em torno de 40 por cento.

EM DIA COM OS ESCÂNDALOS - CAPÍTULO 6º


GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995-2003)

1. Escândalo do Sivam
2. Escândalo da Pasta Rosa
3. Escândalo da CONAN
4. Escândalo da Administração de Paulo Maluf
5. Escândalo do BNDES (verbas para socorrerem ex-estatais privatizadas)
6. Escândalo da Telebrás
7. Caso PC Farias
8. Escândalo da Compra de Votos Para Emenda DA Reeleição
9. Escândalo da Venda da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD)
10. Escândalo da Previdência
11. Escândalo da Administração do PT (primeira denúncia contra o Partido dos Trabalhadores desde a fundação em 1980, feito pelo militante do partido Paulo de Tarso Venceslau)
12. Escândalo dos Precatórios
13. Escândalo do Banestado
14. Escândalo da Encol
15. Escândalo da Mesbla
16. Escândalo do Banespa
17. Escândalo da Desvalorização do Real
18. Escândalo dos Fiscais de São Paulo (ou Máfia dos Fiscais)
19. Escândalo do Mappin
20. Dossiê Cayman (ou Escândalo do Dossiê Cayman ou Escândalo do Dossiê Caribe)
21. Escândalo dos Grampos Contra FHC e Aliados
22. Escândalo do Judiciário
23. Escândalo dos Bancos
24. CPI do Narcotráfico
25. CPI do Crime Organizado
26. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo FHC
27. Escândalo da Banda Podre
28. Escândalo dos Medicamentos
29. Quebra do Monopólio do Petróleo (criação DA ANP)
30. Escândalo da Transbrasil
31. Escândalo da Pane DDD do Sistema Telefônico Privatizado (o 'Caladão')
32. Escândalo dos Desvios de Verbas do TRT-SP (Caso Nicolau dos Santos Neto , o 'Lalau')
33. Escândalo da Administração da Roseana Sarney (Maranhão)
34. Corrupção na Prefeitura de São Paulo (ou Caso Celso Pitta)
35. Escândalo da Sudam
36. Escândalo da Sudene
37. Escândalo do Banpará
38. Escândalo da Quebra do Sigilo do Painel do Senado
39. Escândalos no Senado em 2001
40. Escândalo da Administração de Mão Santa (Piauí)
41. Caso Lunus (ou Caso Roseana Sarney)
42. Acidentes Ambientais da Petrobrás
43. Abuso de Medidas Provisórias (5.491)
44. Escândalo do Abafamento das CPIs no Governo do FHC

EM DIA COM OS ESCÂNDALOS - CAPÍTULO 5º


GOVERNO ITAMAR FRANCO (1992-1995)

1. Centro Federal de Inteligência (Criação da CFI para combater corrupção em todas as esferas do governo)
2. Caso Edmundo Pinto
3. Escândalo do DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) (ou caso Inocêncio Oliveira )
4. Escândalo da IBF ( Indústria Brasileira de Formulários)
5. Escândalo do INAMPS ( Instituto Nacional de Assistência Previdência Social)
6. Irregularidades no Programa Nacional de Desestatização
7. Caso Nilo Coelho
8. Caso Eliseu Resende
9. Caso Queiroz Galvão (em Pernambuco)
10. Escândalo da Telemig (Minas Gerais)
11. Jogo do Bicho (ou Caso Castor de Andrade) (no Rio de Janeiro)
12. Caso Ney Maranhão
13. Escândalo do Paubrasil (Paubrasil Engenharia e Montagens)
14. Escândalo da Administração de Roberto Requião
15. Escândalo da Cruz Vermelha Brasileira
16. Caso José Carlos da Rocha Lima
17. Escândalo da Colac (no Rio Grande do Sul)
18. Escândalo da Fundação Padre Francisco de Assis Castro Monteiro (em Ibicuitinga, Ceará)
19. Escândalo da Administração de Antônio Carlos Magalhães (Bahia)
20. Escândalo da Administração de Jaime Campos (Mato Grosso)
21. Escândalo da Administração de Roberto Requião (Paraná)
22. Escândalo da Administração de Ottomar Pinto (em Roraima)
23. Escândalo da Sudene de Pernambuco
24. Escândalo da Prefeitura de Natal (no Rio Grande do Norte)
25. CPI do Detran (em Santa Catarina)
26. Caso Restaurante Gulliver (tentativa do governador Ronaldo Cunha Lima matar o governador antecessor Tarcísio Burity, por causa das denúncias de Irregularidades na Sudene de Paraíba)
27. CPI do Pó (em Paraíba)
28. Escândalo da Estacom (em Tocantins)
29. Escândalo do Orçamento da União (ou Escândalo dos Anões do Orçamento ou CPI do Orçamento)
30. Compra e Venda dos Mandatos dos Deputados do PSD
31. Caso Ricupero (também conhecido como 'Escândalo das Parabólicas').

EM DIA COM OS ESCÂNDALOS - CAPÍTULO 4º


GOVERNO FERNANDO COLLOR DE MELLO (1990-1992)

1. Escândalo da Aprovação da Lei da Privatização das Estatais
2. Programa Nacional de Desestatização
3. Escândalo do INSS (ou Escândalo da Previdência Social)
4. Escândalo do BCCI (ou caso Sérgio Corrêa da Costa)
5. Escândalo da Ceme (Central de Medicamentos)
6. Escândalo da LBA
7. Esquema PP
8. Esquema PC (Caso Collor)
9. Escândalo da Eletronorte
10. Escândalo do FGTS
11. Escândalo da Ação Social
12. Escândalo do BC
13. Escândalo da Merenda
14. Escândalo das Estatais
15. Escândalo das Comunicações
16. Escândalo da Vasp
17. Escândalo do Fundo de Participação
18. Escândalo do BB

EM DIA COM OS ESCÂNDALOS - CAPÍTULO 3º


GOVERNO JOSÉ SARNEY (1985-1990)
1. CPI DA Corrupção
2. Escândalo do Ministério das Comunicações (Grande número de concessões de rádios e TVs para políticos aliados ou não Ao Sarney. A concessão é em troca de cargos, votos ou apoio Ao presidente)
3. Caso Chiarelli (Dossiê do Antônio Carlos Magalhães contra o senador Carlos Chiarelli ou 'Dossiê Chiarelli')
4. Caso Imbraim Abi-Ackel
5. Escândalo da Administração de Orestes Quécia
6. Escândalo do Contrabando das Pedras Preciosas

EM DIA COM OS ESCÂNDALOS - CAPÍTULO 2º


GOVERNO JOÃO BATISTA FIGUEIREDO (1979- 1985)
1. Caso Capemi
2. Caso do Grupo Delfim
3. Escândalo da Mandioca
4. Escândalo da Brasilinvest
5. Escândalo das Polonetas
6. Escândalo do Instituto Nacional de Assistência Médica do INAMPS
7. Caso Morel
8. Crime da Mala
9. Caso Coroa-Brastel
10. Escândalo das Jóias

EM DIA COM OS ESCÂNDALOS! CAPÍTULO 1º

O BRASIL SEMPRE CONVIVEU COM OS ESCÂNDALOS, QUE FORAM CRESCENDO DE FORMA PROPORCIONAL E ALARMANTE. A PARTIR DE AGORA VOCÊ VAI FICAR EM DIA COM OS ESCÂNDALOS QUE MARCARAM O MUNDO POLÍTICO BRASILEIRO.

GOVERNO ERNESTO GEISEL (1974-1979)

1. Caso Wladimir Herzog
2. Caso Manuel File Filho
3. Caso Lutfala
4. Caso Atalla
5. Ângelo Calmon de Sá (ministro acusado de passar um gigantesco cheque Sem fundos)
6. Lei Falcão (1976)
7. Pacote de Abril (1977)
8. Grandes Mordomias dos Ministros

COMO CONVIVER COM A CORRUPÇÃO E COM OS CORRUPTOS?


BRASIL: O PAÍS RECORDISTA EM ESCÂNDALOS E CORRUPÇÃO!

Dizer que o Brasil é o país recordista em corrupção, seria simplesmente algo dispensável, uma vez que este já é um fato bastante conhecido e concretamente comprovado pelos fatos que se sucedem a cada dia, envolvendo os nossos políticos, a começar pelo Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), percorrendo a Capital da República e passando naturalmente pelo Palácio do Planalto e fazendo pousada no Palácio da Alvorada.

São muitas as denúncias surgidas ao longo dos tempos, todas elas contra deputados federais e senadores, principalmente. Isso mexe com as imagens dos partidos políticos. Diante disso, resolvemos mostrar como andam os nossos políticos e seus respectivos partidos.

Em se tratando de corrupção, o PP aparece como campeão com 27 denúncias, seguido do PMDB com 24, do PL com 23, do PTB com 21 e, em quinta colocação empatados, aparecem o PSDB e o PT, com 15 denúncias cada um. O PFL, hoje conhecido como DEM, tem 11 denúncias.

O PRONA e o PPB aparecem na pesquisa como os menos corruptos, com apenas uma denúncia cada. Depois vêm, com duas denúncias o PDT, o PV e o PSC. O PRB foi denunciado três vezes, enquanto o PSB recebeu quatro denúncias.

Ao todo são 154 políticos envolvidos nos mais diversos tipos de corrupções, que vão de lavagem de dinheiro, peculato, improbidade administrativa e estelionato, até o ridículo comportamento da deputada Ângela Guadagnin, do PT, dançando em plenário, comemorando a absolvição de um seu colega corrupto.

Mas se pensamos que corrupção é um patrimônio apenas de deputados e senadores, com certeza esquecemos que os nossos governantes têm participação ativa nesses números que deprimem a imagem e o caráter da política nacional. Senão vejamos como se comportaram os nossos Presidentes, a partir do ano de 1974:

No governo do presidente Ernesto Geisel, da Aliança Renovadora Nacional, que foi de 15 de março 1974 a 15 de março de 1979, tivemos 8 denúncias de escândalos.

No governo do presidente João Batista Figueiredo, também da Aliança Renovadora Nacional, que foi de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1985, houve um total de 10 denúncias de escândalos.

No governo do presidente José Sarney, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que começou no dia 15 de março de 1985, culminando em 15 de março de 1990, foram registradas 06 denúncias de escândalos.

No governo do presidente Fernando Collor de Mello, do Partido da Renovação Nacional, que teve seu início no dia 15 de março de 1990, terminando no dia 29 de dezembro de 1992, foram computadas 18 denúncias de escândalos.

No governo do presidente Itamar Franco, também do Partido da Renovação Nacional, de 29 de março de 1992 a 1º de janeiro de 1995, tivemos 31 denúncias de escândalos.

No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do Partido Social Democrático Brasileiro, de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 2003 (dois mandatos), o número de denúncias de escândalos chegou a 44.

No atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (ainda no segundo mandato), com início em 1º de janeiro de 2003, já foram computadas 102 denúncias de escândalos. É o maior recorde em quantidade de denúncias em toda a história do país.

Uma observação: a quantidade de denúncias no governo Lula (102), representa todas as denúncias feitas nos governos de José Sarney (6), Fernando Collor de Mello (18), Itamar Franco (31), e Fernando Henrique Cardoso (44).

Estes números contradizem a frase “No meu palanque corrupto não sobe. No meu governo corrupto não entra”, pronunciada pelo presidente Lula, quando de sua campanha eleitoral para reeleição à Presidência da República. Da mesma forma, não combina com a promessa que ele mesmo fez, segundo a qual no seu governo a corrupção sofreria uma queda em torno de 40 por cento.

terça-feira, 14 de julho de 2009

COMO FORAM AS COMEMORAÇÕES DOS 220 ANOS DA TOMADA DA BASTILHA





14 Juillet - L'Inde à l'honneur pour un défilé ensoleillé

Sous un soleil inattendu, Nicolas Sarkozy a assisté mardi au défilé militaire du 14 Juillet, à Paris, aux côtés de Manmohan Singh, Premier ministre indien, invité d'honneur du président français. Devant 90.000 personnes, les troupes indiennes - 400soldats en tenue d'apparat - ont ouvert la parade sur les Champs-Elysées après le défilé aérien ouvert par la patrouille de France. Près de 5000 militaires, policiers, gendarmes et pompiers leur ont succédé, de l'Arc de Triomphe jusqu'à la place de la Concorde, où était installée la tribune présidentielle.

Dans un entretien que doit diffuser France 2 mardi soir et dont Le Parisien publie des extraits, Nicolas Sarkozy salue le travail "absolument formidable" de l'armée française. "Les Français doivent savoir qu'ils sont en sécurité parce que nous avons une des meilleures armées du monde", explique le chef de l'Etat. "Je dis aux Français qu'ils peuvent être fiers de leur armée: elle est professionnelle, compétente, dévouée, fait un travail absolument remarquable". Nicolas Sarkozy revient sur la mort de dix soldats français dans une embuscade en Afghanistan, en août dernier. "Mon devoir de chef des armées, c'est de faire en sorte que nos hommes bénéficient de toutes les protections modernes pour faire le travail que nous leur demandons", explique-t-il.

"Une armée moderne, moins nombreuse, plus compétente"

Dans cet entretien, le chef de l'Etat assure que le budget de la Défense ne pâtira pas de la crise économique et financière. "On ne peut pas rogner sur la sécurité de la France. Ce n'est pas possible", explique-t-il. Il promet également de ne ménager aucun effort pour que la France "sorte le plus vite possible" de la crise, tout en en affirmant que "diriger un pays qui est en récession de 3% c'est très lourd".

Nicolas Sarkozy rappelle que le gouvernement a décidé de consacrer 377 milliards d'euros sur les 12 prochaines années à la modernisation des équipements des armées. Il n'évoque cependant pas les réductions d'effectifs, auxquelles les forces armées françaises n'échappent pas. La loi de programmation militaire 2009-2014, votée en juin par l'Assemblée nationale et qui sera examinée mercredi par le Sénat, prévoit la suppression de 54.000 emplois militaires et civils sur 320.000.

Nicolas Sarkozy s'efforce d'apaiser les états d'âmes de militaires agacés de servir de variable d'ajustement des dépenses publiques et leur adresse un "message de confiance". "Nous avons besoin d'une armée moderne, moins nombreuse, plus compétente, avec une technologie de pointe", explique Nicolas Sarkozy. "L'armée française, des plus hauts gradés au plus simple soldat, a fait un travail de modernisation sans précédent."

L'Inde et la polémique sur le Traité de non-prolifération nucléaire

Dans un entretien distinct au Parisien, le chef d'état-major des armées précise que l'armée a acquis en 2008 "plus de 104 millions d'euros d'équipements de protection individuelle" comme des gilets pare-balles et des protections visuelles et auditives. La France a "également fait un effort conséquent dans le domaine du renseignement", souligne le général Jean-Louis Georgelin.

Après l'embuscade meurtrière d'Uzbin, des critiques avaient fusé en France sur le défaut présumé d'équipement et de formation des militaires français stationnés en Afghanistan. Sur tous ces plans, "nous n'avons strictement rien à envier à nos alliés", affirme le général Georgelin. Il réitère que la France n'augmentera pas sa participation en Afghanistan mais indique qu'elle va "réorganiser" son dispositif militaire sur place au cours de l'été. A l'issue du défilé, le chef de l'Etat a lui souligné avoir dit au président Obama que la France "aiderait parce qu'il faut que ce pays retrouve les conditions de sa liberté", sans pour autant en préciser les modalités.

Johnny et le bouquet final clôturent les festivités

Au moins 700.000 spectateurs ont assisté mardi au Champ-de-Mars à Paris au concert de Johnny Hallyday, puis au grand feu d'artifice tiré depuis la Tour Eiffel.
Le grand feu d'artifice célébrait également les 120 ans de la Tour Eiffel.
C'est un concert plein d'émotion auquel ont assisté au moins 700.000 personnes, selon les chiffres de la préfecture de police. Cette prestation gratuite, l'une des dernières de Johnny Hallyday dans le cadre de sa tournée d'adieu, a débuté très fort sur le Champ-de-Mars. Le chanteur a commencé par contempler la foule, la main sur le coeur, avant d'entonner les premières notes de sa célèbre chanson Quoi ma gueule. Reprise en choeur par les centaines de milliers de spectateurs.

Johnny Hallyday a ensuite chanté beaucoup de ses plus grands succès comme Diego, Marie, ou encore Que je t'aime. Le fils de l'artiste David l'a accompagné à la batterie sur plusieurs titres, pour le plus grand bonheur des fans.Le show s'est achevé vers 22h45, il a été suivi d'un grand feu d'artifice qui célébrait également les 120 ans de la Tour Eiffel. Plus de quinze milles fusées ont été tirées.

Dès le milieu de l'après-midi, le Champ-de-Mars, sur les 900 m de pelouses qui séparent la Tour Eiffel de l'Ecole Militaire, avait fait le plein : sous le soleil, et malgré quelques nuages de plus en plus menaçants, une foule immense avait pris d'assaut l'esplanade transformée en gigantesque espace de pique-nique et de farniente.

La musique avait pris ses droits très tôt avec la diffusion de grands succès internationaux du rock'n roll par 20 tours de son de plus de 200.000 watts au total. Johnny Hallyday a souhaité que le spectacle soit le même que celui de sa tournée en cours, qui fera escale à Monaco à partir du 19 juillet, et doit se terminer en 2010.

Seules les 30 minutes d'un tableau acoustique dévolu aux années 60 ont été annulées pour permettre au feu d'artifice d'être tiré à une heure encore familiale (22H45). L'immense aigle métallique aux yeux rouges lumineux, symbole de ce "Tour 66", avait déployé ses ailes sur toute la largeur de la scène. Le rocker national est monté sur scène peu après 20h30, après la première partie de Christophe Maé.
Un coût final de 1,9 million d'euros?

Les fans les plus déterminés, arrivés dès lundi après-midi et qui ont passé la nuit à la belle étoile, se sont assurés les meilleures places, à l'avant-scène. Malgré leurs craintes, aucun siège ni espace VIP ne les sépare de leur idole. "Pour sa dernière tournée, Johnny a tenu à ce concert gratuit. J'en ai rêvé dès l'an dernier. Les places de concert sont toujours trop chères et Johnny est content de retrouver son public gratuitement", a dit le producteur et tourneur Jean-Claude Camus. "Ce sera une grand moment, peut-être le plus grand de sa carrière", a-t-il déclaré, peu avant le coup d'envoi du concert.

Le ministère de la Culture qui a financé le spectacle, a rappelé que "le principe du concert du 14 juillet est d'offrir un grand spectacle avec un artiste populaire". "Le choix de l'artiste s'est fait conjointement entre l'Elysée et le ministère de la Culture, mais il s'est imposé de lui-même cette année avec la tournée d'adieu de M. Hallyday, chanteur préféré des Français", a dit le ministère, ajoutant que le coût final n'était pas arrêté, sans démentir le premier chiffre de 1,9 million d'euros paru dans certains médias.

Selon M. Camus, Johnny Hallyday a considérablement réduit son cachet pour rendre l'événement possible. En raison de l'affluence exceptionnelle attendue, la remise en état du Champ-de-Mars sera financée cette année par l'Etat pour les deux-tiers et pour un tiers par la ville.

Nicolas Sarkozy a assisté mardi au traditionnel défilé militaire du 14 Juillet, avec pour invité d'honneur, l'armée indienne. Dans un entretien que doit diffuser France 2mardi soir, Nicolas Sarkozy salue le travail "absolument formidable" de l'armée française.

(Extraído do jornal francês LE MONDE - 14/07/2009)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

ELES NASCERAM PARA A ALEGRIA DA FAMÍLIA


Este é o Samuel, filho do Roberto Felipe e da Ednalva, em dois momentos.

Este é o José Heitor, filho do Josinaldo e da Érik, em dois momentos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

CURRICULUM VITAE - ADALBERTO PEREIRA



CONHECENDO MELHOR O AUTOR DESTE BLOG

ADALBERTO CLAUDINO PEREIRA é filho de José Claudino Pereira e Eudócia Pessoa Pereira, ambos já falecidos. É natural de Paulista, Estado de Pernambuco, tendo nascido no dia 22 de novembro de 1941, às 23h:30 de um sábado. Sua primeira professora chamava-se d. Maroca, mas as primeiras letras lhe foram ensinadas por sua mãe, antes de freqüentar a escola. Tem três irmãos: Abinoan, Gilma e Renato (os dois últimos de outro casamento). Lermbra alguns professores, que não são citados pela ordem, nem obedecendo a sequência dos colégios: D. Maroca, d. Guiomar, Sevy Nunes, Marly Carvalho, Otília, Wanda, Terezinha, Raimunda, Adalmira Cajuaz, Pe. Emídio, Pe. Raimundo, Sinval, Raimundo Suassuna, José Carlos, Josa, Leopoldo, entre outros.

Com 9 anos de idade, seus pais fixaram residência na cidade paraibana de Campina Grande, onde ele deu sequência aos estudos, inicialmente na famosa escola de d. Adelma, tendo como professora d. Guiomar (filha da proprietária). De lá, foi para o Colégio Alfredo Dantas, onde cursou o primário. Em seguida, transferiu-se para o Colégio Estadual da Prata (O Gigantão). Em 1960 ingressou no Exército, servindo no Batalhão de Serviços de Engenharia, na função de Burocrata Contador, na Fiscalização Administrativa. Antes do Exército teve seu primeiro emprego numa banca de jornais e revistas, nas proximidades da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Tinha, na época, 16 anos. Saiu para trabalhar num escritório de Representações, do Sr. Geraldo Soares (representava os tecidos A. Bitencourt, tecidos Bangu, Lincold Industrial, molas Blscksteel e capotas Triunfo).

Ao sair do Exército, em 1961, foi fixar residência na cidade de Patos, no sertão paraibano, onde trabalhou na firma multinacional Anderson & Clayton, a convite do Sr. Eliezer Holanda, um amigo da família. Saindo do emprego, foi trabalhar com o pai, numa oficina de fundição, pertencente ao Sr. Alicio Barreto. Em 1962 foi trabalhar na Rádio Espinharas, a convite do Sr. José Augusto Longo da Silva, ali ficando até o ano de 1964. Voltou a trabalhar, numa oficina de fundição, agora de propriedade de seu pai. Em 1969, trabalhou por pouco tempo na Difusora Rádio Cajazeiras. Em 1973, assumiu em definitivo a profissão de radialista, na Rádio Espinharas de Patos. Fez o curso de Torneiro Mecânico no Centro de Formação Profissional de Patos – SENAI, de 26 de agosto a 16 de janeiro de 1974.

Em 1979 foi trabalhar na Emissora Rural A Voz do São Francisco, em Petrolina, fazendo parte do Departamento de Jornalismo da emissora. Em 1981 foi convidado pelo Sr. José Augusto Longo da Silva, para trabalhar na Rádio Panati de Patos, onde ficou até 1982. Neste mesmo ano, retornou à Rádio Espinharas, assumindo a Direção do Departamento de Jornalismo, onde ficou até o ano de 1984. Retornou à Petrolina, desta feita para assumir a Direção de Jornalismo da Rádio do Grande Rio. Alí ficou até o ano de 1986, quando foi indicado para gerenciar a Rádio da Grande Serra, em Araripina, Pernambuco.

Casou-se, em primeiras núpcias, em 1961. Deste casamento teve nove (9) filhos: Almir, Adylene, Aldir, Aldimir, Aldenice, Adalberto Jr., Ademir, Aldyene e Adynalva. Viveu maritalmente, durante quase 8 anos com outra mulher, com a qual teve uma filha: Morgana. É casado com Antonia Cleide e deste casamento nasceram três filhos: Patrícia Joyce, Joycecleide e Wesley. Fora do casamento teve mais dois filhos: Sandra e Enoque.

O QUE FEZ O AUTOR COMO PROFISSIONAL?

Em Patos, foi Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal nas gestões dos prefeitos Edmilson Fernandes Motta (4 anos) e Rivaldo Medeiros da Nóbrega (2 anos), totalizando seis anos.
* Foi Assessor de Imprensa da Câmara Municipal nas gestões dos Vereadores Juracy Dantas de Sousa (duas legislaturas) e Apolônio Gonçalves (uma legislatura).
* Integrou os quadros de árbitros da Liga Patoense de Futebol por vários anos, chegando a ser Diretor do Departamento de Arbitragem da L.P.F.
* Foi Assessor de Imprensa do III Batalhão de Polícia Militar.
* No dia 26 de agosto de 1978, recebeu o título de Cidadão Patoense, outorgado pela Câmara de Vereadores no dia 10 de abril do mesmo ano (Lei nº 1.219), pelos relevantes serviços prestados à cidade de Patos, na área de comunicação.

Seus primeiros passos no mundo do rádio foram dados no ano de 1962, na Rádio Espinharas de Patos, pertencente ao então Senador Drault Ernani de Mello e Silva, para onde foi levado por José Augusto Longo da Silva. Era Diretor, naquela época, Maurício Leite. Ele ainda lembra alguns colegas, além do José Augusto Longo da Silva: Orlando Xavier, Luiz Oliveira, Edilson Brandão, José Wilson, Artur Dionísio, João Bosco (Boró), Mestre Abdon (o técnico da emissora), Edleuson Franco de Medeiros e Luiz Pereira.

Em 1973 fez um teste na Rádio Cariri, em Campina Grande, sendo aprovado. Já estava com o dia certo para se apresentar na emissora, quando foi convidado pelo Pe. Assis para iniciar seu trabalho na Rádio Espinharas. De imediato aceitou ao convite e foi aí que veio sua segunda passagem pela emissora, na época já pertencente à Diocese de Patos. Desse tempo lembra: Odísia Wanderley, Corina, José Pedra, José Augusto da Costa Nóbrega, Souza Irmão, Valdemar Tude, Valdemar Rui, Louraci Freitas, Nestor Gondim, Petrônio Gouveia, Roberto Fernandes, José do Bonfim, Edleuson Franco, Aloísio Araújo, Juarez Farias, Amaury de Carvalho, Virgílio Trindade, Orlando Xavier, o velho Zacarias, José Augusto Longo da Silva, Fernando Augusto, Francisco Augusto da Costa Nóbrega (Chico Fiapo), Nilson de Peri, Joaquim Pedra e Antônio Vieira.

Em 1984 iniciou em Patos, sua carreira no magistério, lecionando Língua Portuguesa no Colégio Municipal Aristides Hamad Timene. Foi convidado para lecionar a mesma disciplina no Colégio Comercial Roberto Símonsen, no curso de Contabilidade. Também lecionou Língua Portuguesa nos cursos Extra Três, Apollo XI e Kennedy, todos eles preparatórios para o Vestibular. Incentivado pelo Padre Joaquim de Assis Ferreira, prestou exame vestibular, para o Curso de Agronomia da Fundação Francisco Mascarenhas, sendo aprovado.

Em Araripina, além de gerenciar a Rádio da Grande Serra, foi Diretor de Jornalismo da Rádio Arari FM, Diretor de Jornalismo da Rádio Araripina FM, Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores (1991-1995).
* Lecionou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio Destak.
* Lecionou Língua Portuguesa e Língua Latina na Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA).
* Atuou como árbitro durante muitos anos, tendo recebido condecorações pelos seus trabalhos.
* Foi Diretor do Departamento de Árbitros da Liga Araripinense de Futebol. Lembra o seu grande momento na arbitragem, ao apitar o clássico decisivo do campeonato Juazeirense, entre Carranca e Venesa, de Juazeiro da Bahia, no Estádio Adauto Morais.

* Participou da III Semana da Cultura, promovida pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Formação de Professores de Araripina, de 01 a 06 de junho de 1992
* Participou de Seminários de Estudos Jurídicos promovidos pela Justiça do Trabalho de Araripina e Ordem dos Advogados do Brasil, nos anos 1995 (25 e 26/08); 1996 (23 e 24/08); 1997 (22 e 23/08); 1998 ( 21 e 22/08); e 1999 (20 e 21/08).
* Participou, como Mediador, do I Ciclo de Estudos Sociais e Jurídicos de Araripina, realizado nos dias 27 e 28 de abril de 1999.
* Participou, como Painelista, do II Ciclo de Estudos Sociais e Jurídicos de Araripina, realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2000.
* Em 1998(16/01), participou de uma Capacitação em Língua Portuguesa, no Centro de Convenções de Olinda, Pernambuco.
* Participou, como membro ativo, do I Ciclo de Conferências sobre Atualização da Língua Portuguesa, realizado de 10 e 13 de fevereiro de 1998, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
* Participou, como Palestrante, do I Encontro Integração Imprensa-Comunidade, no dia 25 de fevereiro de 2000, em Araripina, Pernambuco.

Em Brasília, fez o curso de Extensão à Distância TV na Escola e os Desafios de Hoje – Módulos I, II e III, na Universidade de Brasília, de 4 de agosto a 26 de novembro de 2003.
* Participou do Programa Largada 2000, realizado em Brasília no ano de 2003 (180 horas).
* Fez o Curso Interdisciplinaridade e Planejamento Integrado, no Centro de Ensino Tecnológico de Brasilia, em 1996.
* No mesmo ano, fez o Curso Pressupostos Filosófico-Metodológicos, também no Centro de Ensino Tecnológico de Brasília.
* Foi professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, nos Centros de Ensino Médio 416, 213, 201 e 308, pela Fundação Educacional do Distrito Federal. Atualmente, estuda Língua Francesa, na École International de Langues, em Brasília.

Aposentou-se em 2008.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

IMAGENS DE BRASÍLIA (16h:00)

CONHECER BRASÍLIA É TER O PRAZER DE GUARDAR NA LEMBRANÇA UMA CIDADE EXTRAORDINÁRIA, CUJA BELEZA NEM O MAIS ARDOROSO E INSPIRADO POETA SERIA CAPAZ DE DECIFRAR.

Mais uma tomada parcial do Plano Piloto. Ao fundo, lado direito, o Banco Central. (Adalberto Pereira)

Uma vista parcial do Plano Piloto. Foto tirada pela manhã, da Rodoviária (Adalberto Pereira)

O Palácio da Justiça visto de outro ângulo. (Adalberto Pereira)

Mais uma linda foto do Museu Nacional, tirada pela manhã. (Adalberto Pereira)

Tomada frontal do Palácio da Justiça, próximo ao Congresso Nacional (Adalberto Pereira)

Congresso Nacional, numa foto tirada pela manhã. Uma vista muito linda esta! (Adalberto Pereira)

Fachada do Palácio do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional (Adalberto Pereira)

Aqui, uma linda vista da fachada do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em frente ao Conjunto Nacional (Adalberto Pereira)

Esta foto nos mostra a fachada do Conjunto Nacional, próximo à Rodoviária do Plano Piloto (adalberto Pereira)

Esta foto, tirada pela manhã, mostra a parte de posterior da Biblioteca Nacional (Adalberto Pereira)

Mais uma foto da Biblioteca Nacional (frente), tirada às 09h:00 da manhã (Adalberto Pereira)

Foto 11 - Aqui vemos parte da Esplanada dos Ministérios, com destaque para a Catedral Metropolitana e para o Moderno Museu Nacional (Adalberto Pereira)

Foto 10 - Em destaque, alguns lindos prédios nas proximidades da Rodoviária de Brasília (Adalberto Pereira)

Foto 09 - Em destaque, o moderno prédio da Biblioteca Nacional (Adalberto Pereira)

Foto 08 - Outra vista da Esplanada, vendo-se em destaque a Catedral Metropolitana e o Museu Nacional (Adalberto Pereira)

Foto 07 - Parte da Esplanada dos Ministérios, vendo-se ainda o Congresso Nacional (Adalberto Pereira)

Foto 06 - Vista do Plano Piloto, destacando-se a Catedral Metropolitana e o moderno prédio do Museu Nacional (Adalberto Pereira)

Foto 05 - Vista parcial do Plano Piloto, vendo-se ao fundo e em primeiro plano, a Biblioteca Nacional (Adalberto Pereira)